Gilberto freyre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS




Relatório sobre vida e obra de
GILBERTO FREYRE








Introdução

Neste trabalho, estudaremos a vida e obra de Gilberto de Mello Freyre, um sociólogo, antropólogo, escritor e pintor brasileiro, considerado como um dos grandes nomes da história do Brasil. Como foco, comentaremos a sua principal obra:Casa-grande e senzala.
A partir da história de sua vida, relacionaremos sua formação acadêmica com sua obra e, assim, mostraremos a importância dos estudos de Gilberto Freyre para o entendimento da sociedade no Brasil colonial.

Gilberto Freyre
            No dia 15 de março de 1900 nasce em Recife o homem que seria considerado mais tarde como um dos grandes nomes da história do Brasil. GilbertoFreyre foi um sociólogo, escritor, antropólogo e pinto brasileiro. Filho de Alfredo Freyre, juiz e doutor de economia política da Faculdade de Direito de Recife, Freyre se interessa pela literatura desde cedo no jardim de infância. No entanto, apesar desse interesse, não consegue aprender a escrever, destacando-se apenas pelos seus desenhos. Tem aulas particulares de pintura e aprende a escrever eler em inglês. Em 1914 começa a ensinar latim, que aprendeu com o próprio pai. Toma parte dos trabalhos da sociedade literária do colégio, tornando-se redator-chefe do jornal escolar: O Lábaro. Influenciado pelos professores do colégio, participa de atividades evangélicas e visita gente miserável dos mocambos de Recife. Aos 17 anos, conclui o  curso de Bacharel em Ciências e Letras do ColégioAmericano Gilreath.
            Quando completa 18 anos, Freyre segue para os Estados Unidos e fixa-se na cidade de Waco do Texas, entrando para a Universidade de Baylor. Nessa Universidade ele estuda literatura, escreve artigos para um jornal da cidade e divulga suas primeiras caricaturas. Conclui o curso de Bacharel em Artes na Universidade de Baylor e segue para Nova York para ingressar naUniversidade de Colúmbia onde estuda ciências políticas. Torna-se uma figura importante no exterior, sendo hospede da Universidade de Princeton e reconhecido como representante dos estudantes da América Latina. É no ano de 1922 que elabora uma tese  intitulada “Social life in Brazil in the middle of the 19th century” – “A vida social no Brasil no meio do século 19”. Recebe muitos elogios pelosprofessores que aconselham-no a expandir a tese em um livro Retorna ao Brasil em 1924, onde conhece José Lins do Rego, Manuel Bandeira, Sérgio Buarque de Holanda, entre outras personalidades. Gilberto Freyre cria a primeira cadeira de Sociologia no Brasil com orientação antropológica e pesquisas de campo. No ano de 1930, acompanhando Estácio Coimbra ao exílio, inicia em Lisboa as pesquisas e estudos emque se basearia Casa-grande & senzala. É no Rio de Janeiro que Freyre continua as pesquisas, em bibliotecas e arquivos, para a elaboração de Casa-grande e senzala. Em 1933 ele conclui o livro que é publicado em dezembro.
Após Casa-grande & senzala, o autor tem diversos papéis ao longo de sua vida. Inicia um curso de Sociologia com orientação antropológica na Faculdade de Recife. Viaja paraa Europa em congressos e palestras, colabora em jornais e revistas nacionais e estrangeiros. Seu trabalho e sua contribuição é extremamente reconhecido e até completar 80 anos, Freyre recebe muitas homenagens e títulos. Em 1987 institui a Fundação Gilberto Freyre. Morre no Hospital Português, às 4 horas da madrugada de 18 de julho.
 

Casa-grande & senzala
            O livro é aprimeira parte de uma grande obra sobre a sociedade patriarcal no Brasil. O autor estuda as características da colonização portuguesa e de como a sociedade se formou ética e culturalmente. Em Casa-grande e senzala, Freyre também escreve sobre as contribuições do indígena e do escravo negro para a formação do povo brasileiro, apontando os elementos positivos dessa miscigenação entre portugueses, índios...
tracking img