gihiuh

2188 palavras 9 páginas
Química Geral – Profa Ivana Lula
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO
HORIZONTE

INSTITUTO DE ENGENHARIA e TECNOLOGIA - IET

Algumas Observações sobre CONFIGURAÇÃO
ELETRÔNICA
A primeira questão que temos que resolver é:
O que é configuração eletrônica?
Sabemos que:
Os átomos são constituídos por um núcleo onde estão localizados os Prótons (partículas positivas) e os nêutrons (partículas que possuem massa, mas não possuem carga) e pela eletrosfera, que pode ser definida como a região ao redor do núcleo que contem todos os elétrons do átomo.
A configuração eletrônica de um átomo é o modo como estes elétrons se distribuem ao redor do núcleo. No modelo atômico atual sabemos que os elétrons estão localizados em orbitais.

Os elétrons de todos os elementos químicos conhecidos podem ser organizados em quatro tipos de orbitais diferentes, que variam entre si em formato tamanho e energia. São eles: orbitais s, orbitais p, orbitais d e orbitais f
Os orbitais s comportam no máximo 2 elétrons, os 3 orbitais p existentes no máximo 6, os 5 orbitais d comportam no máximo 10 elétrons e os 7 orbitais f no máximo 14 elétrons.

Química Geral – Profa Ivana Lula
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO
HORIZONTE

INSTITUTO DE ENGENHARIA e TECNOLOGIA - IET

Cada orbital possui um valor característico de energia e comporta no máximo dois elétrons. A distribuição dos elétrons nestes orbitais é SEMPRE feita do de mais baixa energia para o de mais alta energia. A distribuição de energia dos orbitais pode ser representada do seguinte modo:
7s
6p
5d
4f
6s
5p
4d
5s

ENERGIA

4p
3d
4s
3p
3s
2p
2s

1s

Esta distribuição de energia dos orbitais e a consequente ordem de preenchimento também podem ser resumidas através do diagrama de Linus Pauling, abaixo:

1s2
2s2

2p6

3s2

3p6

3d10

4s2

4p6

4d10

4f14
5f14

5s2

5p6

5d10

5f14

6s2

6p6

6d10

7s2

7p6

Diagrama de Linus Pauling

As setas indicam a direção

Relacionados