Gigigig

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2- Música Religiosa

Música religiosa, ou música litúrgica é a música executada ou composta para fins religiosos. É oposta à música profana ou secular, e varia sua forma e seu propósito de acordo com a religião.
Música gospel ou música evangélica é um gênero musical composto e produzido para expressar a crença, individual ou comunitária, cristã. Como outros gêneros de música cristã, acriação, a performance, a influência e até mesmo a definição de música gospel varia de acordo com a cultura e o contexto social.
A música Judaica é a mais antiga das sinagogas e foi baseada no mesmo sistema musical do templo de Jerusalém. Um dos registros mais notáveis da música judaica eram os salmos de Davi. A música dos sefarditas surgiu na Espanha medieval, com os cancioneiros na corte real, esofreram diversas influências externas de música popular. O texto geralmente era escrito em ladino ou em hebraico.
No islamismo a tradição musical recebeu influências da música erudita da Arábia, da Pérsia e da Índia, e segue certos princípios definidos pelo Alcorão. Devem sempre ser cantadas em árabe e sem acompanhamentos de qualquer instrumento musical que não sejam os de percussão.

2.1- MúsicaSacra

A música sacra, em sentido restrito (e mais usado), é a música erudita própria da tradição religiosa judaico-cristã. Em sentido mais amplo é usado como sinônimo de música religiosa, que é a música nos cultos de quaisquer tradições religiosas.
Música, ao contrário da arte ou da arquitetura, não representa objetos físicos e, ao contrário da poesia, é independente do pensamento proposicional.Música também é apropriada para o caráter de sacrifício do culto, particularmente na tradição cristã, sendo uma oferenda a Deus.
A música sacra foi desenvolvida em todas as épocas da história da música ocidental, desde o Renascimento (Arcadelt, Des Près, Palestrina), passando pelo Barroco(Vivaldi, Bach, Haendel), pelo Classicismo (Haydn, Mozart, Nunes Garcia), pelo Romantismo (Bruckner, Gounod,César Franck, Saint-Saëns) e finalmente o Modernismo (Penderecki, Amaral Vieira).

2.2-Música no cristianismo primitivo

O único registro de música comunal nos Evangelhos é no último encontro entre os discípulos antes da crucificação de Jesus. Fora dos Evangelhos, há uma referência a São Paulo encorajando os efésios e oscolossenses a usarem salmos, hinos e músicas espirituais. Música também éapropriada para o caráter de sacrifício do culto, particularmente na tradição cristã, sendo uma oferenda a Deus.

4- Tecnologia Cultural

Previsões feitas desde os primeiros anos do século XX acenavam com objetos técnicos — telégrafos portáteis, carros voadores, robôs domésticos, etc. — que nos dispensariam do trabalho pesado e repetitivo, facilitariam os deslocamentos e agilizariam ao máximo acomunicação. Esse era o futuro imaginado no passado. No início de um novo milênio, não temos ainda carros voadores nem robôs na cozinha, os últimos aparelhos de telégrafo estão sendo substituídos definitivamente, mas o rádio, o telefone celular e a Internet alimentam os sonhos de enviar e receber informações a qualquer momento e de qualquer lugar. Considerado hoje o modo de comunicação ancestralda Internet, o telégrafo foi a primeira tecnologia de informação utilizada em rede mundial. Sua difusão e seu desenvolvimento criaram uma cultura própria, com vocabulário, linguagem, ritmo e formas de comunicar compartilhados por milhões de pessoas em todo o mundo.
Ao longo de um século e meio, o telégrafo incorporou-se ao cotidiano ao lado de outros sistemas tradicionais de comunicação aindahoje em uso, como o telefone e o rádio, por exemplo. Acima de tudo, o telégrafo transformou a forma de comunicar e informar, acelerou o tempo vivido, apressou a circulação das notícias e, principalmente, mudou o modo de descrever os acontecimentos. Em meados do século XIX, o telégrafo elétrico foi apresentado aos brasileiros como uma tecnologia engenhosa capaz de transportar o pensamento humano...
tracking img