Gigigig

8844 palavras 36 páginas
2- Música Religiosa

Música religiosa, ou música litúrgica é a música executada ou composta para fins religiosos. É oposta à música profana ou secular, e varia sua forma e seu propósito de acordo com a religião.
Música gospel ou música evangélica é um gênero musical composto e produzido para expressar a crença, individual ou comunitária, cristã. Como outros gêneros de música cristã, a criação, a performance, a influência e até mesmo a definição de música gospel varia de acordo com a cultura e o contexto social.
A música Judaica é a mais antiga das sinagogas e foi baseada no mesmo sistema musical do templo de Jerusalém. Um dos registros mais notáveis da música judaica eram os salmos de Davi. A música dos sefarditas surgiu na Espanha medieval, com os cancioneiros na corte real, e sofreram diversas influências externas de música popular. O texto geralmente era escrito em ladino ou em hebraico.
No islamismo a tradição musical recebeu influências da música erudita da Arábia, da Pérsia e da Índia, e segue certos princípios definidos pelo Alcorão. Devem sempre ser cantadas em árabe e sem acompanhamentos de qualquer instrumento musical que não sejam os de percussão.

2.1- Música Sacra

A música sacra, em sentido restrito (e mais usado), é a música erudita própria da tradição religiosa judaico-cristã. Em sentido mais amplo é usado como sinônimo de música religiosa, que é a música nos cultos de quaisquer tradições religiosas.
Música, ao contrário da arte ou da arquitetura, não representa objetos físicos e, ao contrário da poesia, é independente do pensamento proposicional. Música também é apropriada para o caráter de sacrifício do culto, particularmente na tradição cristã, sendo uma oferenda a Deus.
A música sacra foi desenvolvida em todas as épocas da história da música ocidental, desde o Renascimento (Arcadelt, Des Près, Palestrina), passando pelo Barroco(Vivaldi, Bach, Haendel), pelo Classicismo (Haydn, Mozart, Nunes Garcia), pelo Romantismo (Bruckner, Gounod,

Relacionados