Gigantismo vs nanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gigantismo vs Nanismo
Quem ouve falar na cidade de Itu, logo se lembra dos seus exageros, enormes picolés, pentes gigantes, lápis, entre outros objetos, mas visitando a cidade nos surpreendemoscom a riqueza de sua história, Itu é muito mais história do que "tamanho".
História que ganhou força com o humorista Simplício do  programa de tv "Praça da Alegria" que sempre repetia no seuquadro que tudo era grande em Itu.
Será que até as pessoas de Itu também são gigantes? Que não existe ninguém pequeno?

Por meio do estudo da Genética, vamos descobrir que isso não está relacionado aolugar onde se vive, e sim a nossa herança genética.

Gigantismo

Causa da doença

O gigantismo é um transtorno que ocorre quando a hipófise, glândula de secreção interna, passa a produzirexcessivamente o hormônio do crescimento (GH). É um quadro de crescimento desordenado, principalmente nos braços e nas pernas, sendo acompanhado de crescimento correspondente na estatura.
Surgimento

Podesurgir ainda na infância, antes da finalização do processo de calcificação, ou durante a puberdade, quando falhas genéticas impedem a calcificação normal desta fase. Em ambos os casos, ocorre umasuperprodução do hormônio do crescimento, ocorrendo assim, o quadro de gigantismo
Acromegalia

A acromegalia é um transtorno relacionado ao gigantismo, que ocorre devido à produção excessiva dohormônio de crescimento já na fase adulta (fase na qual as cartilagens de crescimento já se encontram fechadas). Neste caso, ocorre crescimento exagerado nas mãos, pés e queixo
Nanismo

Nanismo é acondição de tamanho de um indivíduo cuja altura é muito menor que a média de todos os sujeitos que pertencem à mesma população. Admite-se que se pode chamar de nanismo quando o tamanho de um sujeito ébem inferior à média dos mesmos sujeitos, na mesma idade. Na espécie humana, em termos de adultos, o anão é uma pessoa que tem até por volta de 1,40 metro de altura.
Nanismo pituitário e nanismo...
tracking img