Gift from cristiana carmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Exposições Universais |
1867 e 1889 |
|
Cristiana Carmo, nº 3 12º TRPE |

Introdução

A Revolução Industrial, aliada ao crescimento demográfico elevado, além de ter alargado a variedade de objetos e produtos, impulsionou a divulgação e as possibilidades técnicas de alguns materiais, como o ferro, o aço e o vidro. Em simultâneo e por consequência, surgiu nos países onde a RevoluçãoIndustrial teve um maior e mais precoce impacto a determinação de expandir os seus produtos a novos mercados. Estes dois fatores convergiram em simultâneo num mesmo momento histórico: se por um lado apareceram importantes novidades tecnológicas, por outro os países que as detinham queriam comercializá-las a nível mundial.
Deste modo, o século XIX tornou-se a ocasião propícia para fomentar um tipode evento inédito – as exposições universais – que num espírito festivo de progresso permitiram a promoção industrial, cultural, económica e política à escala (quase) global.


Origens

“…uma exposição é uma manifestação que (…) tem como objetivo principal a educação do público, fazendo o inventário dos meios de que o homem dispõe para satisfazer as necessidades de uma civilização e pondoem destaque, num ou mais sectores da atividade humana, os progressos realizados ou as perspetivas de futuro.”
Protocolo das Exposições Internacionais do BIE

Quando, com a “Proclamation de la Liberté du Travail” de 17 de Março de 1791, foram eliminadas as corporações em França que detinham a exclusividade da produção industrial e criavam entraves ao seu progresso, abriram-se as portaspara o desenvolvimento da indústria francesa. Entretanto, em 1792, foi abolida a monarquia em França e proclamada a Primeira República. Esta revolução causou uma recessão na economia e, com vista a impulsiona-la, Louis-François de Neufchâteau, ministro do interior, propôs a organização da primeira Exposition des Produits de l’Industrie, de carácter somente nacional, que decorreu em Setembro de1798.
Esta exposição teve também o objetivo de mostrar à Inglaterra monárquica que a liberdade da república podia promover o desenvolvimento da indústria, e, consequentemente, a riqueza do povo. O impulso comercial originado pela rivalidade entre os diversos sectores industriais deu origem a evoluções técnicas que colocaram a França num primeiro plano a nível industrial.
Esta exposição teve umcarácter algo modesto, albergando apenas cento e dez expositores. Distinguiu-se das exposições universais subsequentes pelo seu carácter claramente comercial – os expositores podiam vender os seus produtos – e incluía uma zona onde foram reunidos os objetos que poderiam ser concorrentes aos produtos ingleses. Como se tratava de uma exposição especificamente industrial, nenhuma obra de arte foiexposta, mas antes produtos que variavam desde objetos de uso quotidiano a objetos de luxo, lado a lado com produtos agrícolas. O princípio expositivo, adotado mais tarde nas exposições universais, terá sido precisamente o de colocar em primeiro plano produtos industriais, apesar de também terem sido apresentados produtos manufaturados.

Imagem 1 – Exposição Nacional de 1789, Champ des MarsExposição Universal de 1867

Exposição Universal de 1867

A exposição parisiense de 1867 constituiu uma resposta à iniciativa inglesa, a International Exhibition of Industry and Art de Londres em 1862, que foi por sua vez uma resposta à exposição de 1855.
Esta exposição teve como objetivo principal estimular a economia francesa numa época de crise. A situação mundial deste período não forneciavantagens a França: a política externa de Napoleão III, cada vez mais arriscada, começava a arrastar o país para uma série de desastres que terminariam com a guerra franco-prussiana. Contrariando a imagem agressiva projetada pelo país, a exposição de 1867 seguiu a ideologia iniciada em 1855 ao tentar apresentar uma França magnânima e liberal, disposta a acolher inimigos e aliados na sua...
tracking img