Giddens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome do autor: Anthony Giddens
Título: “O Mundo na Era da Globalização”, Tradição
Editor: Editorial Presença
Local e Data: Lisboa, 2000
Biografia do autor:
Anthony Giddens, nasceu em Londres em 1932. Estudou Sociologia e psicologia na Universidade de Hull. Foi professor na Universidade de Cambridge desde 1986 e 1996 e desde 1997 que é director da Schooll of economics. As suas ideias foramutilizadas por importantes líderes políticos, como por exemplo, Tony Blair e Bill Clinton, sendo chamadas no âmbito político pela “ Teoria da terceira via”, esta teoria tinha como objetivo renovar a Social Democracia. Este sociológo britânico, é reconhecido tambem, pela sua teoría da “Estructuração”, pelo seu ponto de vista holístico das sociedades modernas. Em 2002 foi-lhe atribuído o PrémioPríncipe das Astúrias, para as ciências Sociais.

Obras escritas:
Para além de sociologista e psicologo, escreveu tambem alguns livros, tais como:
-Capitalism and Modern Social Theory (1971)
-New Rules of Sociological Method (1976)
-Sociology (1982)
-The Consequences of Modernity (1990)
-Modernity and Self-Identity (1991)
-The Third Way (1998)
Palavras-chave:
Tradição; Globalização.Resumo:
Neste excerto, do livro, “O mundo na Era da Globalização”, o tema principal vai ser a Tradição, e como as tradições tem sido afectadas pela globalização.
A palavra tradição tem origem na palavra latina “Tradere”, que significa transmitir, que é o que ao fim e ao cabo é a tradição, um ato contínuo validado por uma transmissão cultural.
Para Giddens, as principais características da tradiçãodevem ser o ritual e a repetição, e não a sua idade, dando como exemplo a mensagem de Natal proferida pelo monarca do Reino Unido todos os anos.
Giddens refere que as tradições que hoje conhecemos sao recentes, têm apenas três séculos, exemplifica esta afirmação com o caso dos Kilts escoceses, explicando que na sua origem estes nem sequer sao escoceses mas sim irlandeses, tendo entrado na Escósiapor volta do século XVIII e evoluindo de uma veste completa para apenas um género de saia.
Deste modo o autor britânico explica como se fabrica uma tradição, acrescentando que estas construçoes são a forma da modernidade garantir a lembrança do passado de uma forma moralmente válida, bem, como uma forma de construir uma identidade nacional ou local. Outro exemplo que Giddens utilizou paraexplicar esta afirmação foi o caso dos uniformes dos soldados Indianos, que foram alterados de modo a incluírem turbantes, e assim parecerem “mais indianos”.
Como qualquer outro aspecto da vida humana, a globalização afecta a tradição, ainda no caso dos Kilts escoceses, nao só os nativos daquele país os usam, tendo-se tornado um adereço de moda, subvertendo a tradiçao escocesa em mais uma peça de roupa.O que se verifica em todo o Mundo é o abandonar de certas tradições e o adaptar
de outras ao estilo de vida actual. Pode-se assim dizer que se está a construir um
conjunto de tradições não tradicionais, ou seja, está-se a modernizar a tradição.
Citações:
Na época das luzes, foi então quando a tradição ganhou má fama:
-“O iluminismo chamou a si a tarefa de destruir a autoridade datradição.Obteve vitória parcial...A tradição é talvez o conceito mais básico do consevadorismo, pois os conservadores acreditam que ela é depositária da sabedoria”(Giddens,2000, O Mundo na Era da Globalização, Pág.49);

Como qualquer outro aspecto da vida humana, a globalização afecta a tradição, ainda no caso do exemplo que mencionei encima dos Kilts escoceses:
-“Hoje, devido ao impacto da globalização,estao a acontecer duas mudanças básicas. Nos países ocidentais, nao só as instituições públicas como também a vida corrente estao a começar a liberar-se do peso da tradição. E noutra parte do mundo, vemos sociedades que se tinham mantido tradicionais a abandonarem algumas das tradições”( Giddens,2000, O Mundo na Era da Globalização, Pág.50);

Cada vez menos se vive as tradições de maneira...
tracking img