Gian lorenzo bernini

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INAP - Instituto de Arte e Projeto

Desenho de Construção Civil

Professor: Cândido



Teoria da Arquitetura



Gian Lorenzo Bernini
1598-1680


[pic]




Juventude


Gian Lorenzo Bernini nasceu em Nápoles no seio de uma família florentina, filho de Pietro Bernini, escultor maneirista. Cedo acompanhou o pai a Roma, onde suas precoces habilidades de prodígio logoforam notadas pelo pintor Annibale Carracci e pelo Papa Paulo V começando assim a trabalhar como artista independente. Seus primeiros trabalhos foram inspirados por esculturas helenistas e romanas existentes, que pôde estudar em detalhe.





Maturação em um mestre escultor


Sob o patrocínio do cardeal Scipione Borghese, sobrinho do Papa Paulo V, rapidamente se tornou um escultorproeminente, mesmo que seus primeiros trabalhos fossem peças para decorar os jardins do cardeal: A Cabra Amalthea, o infante Zeus e um Fauno, Almas Danadas ou Almas abençoadas. Em 1620, completou o busto de Paulo V.


A Cabra Amalthea com o Infante Júpiter e um Fauno é uma escultura do barroco de Gian Lorenzo Bernini. Sob o patrocínio do cardeal Borghese, sobrinho do papa Paulo V, seusprimeiros trabalhos foram peças para decorar os jardins do cardeal: A Cabra Amalthea com o Infante Zeus e um Fauno, o Infante Zeus e um Fauno, Almas Danadas ou Almas abençoadas.


Nos anos seguintes, ornou a vila do cardeal com obras primas.


O Rapto de Proserpina (1621 - 1622), onde recria uma obra de Giambologna, com destaque para a recriação da pele feminina no mármore.Apolo e Dafne (1622 - 1625) mostra o momento mais dramático de uma das histórias de Ovídio, onde Apolo, o deus da luz, desafia Eros, o deus do amor, para um combate com armas, e, ferido por uma flecha dourada, apaixona-se por Dafne, uma ninfa de água, que fizera voto de virgindade. Dafne escapa de Apolo porque se transforma em loureiro, que Bernini executa no mármore como uma vida se transmudandoem árvore.


Davi (1623 - 1624), um marco na história da arte, que mostra a fixação do barroco com o movimento. Michelangelo mostrou a natureza heróica do David, Bernini capturou o exato instante em que ele se torna um herói.








Influencia do Papa Barberini


Ano crucial para a sorte de Roma, do ponto de vista artístico, 1623 viu a eleição de Maffeo Barberini comoPapa Urbano VIII, pontífice ambicioso, amante da arte e admirador de Bernini, que considerava o artista ideal para realizar seu projeto urbanístico e arquitetônico.


A primeira encomenda do Papa foi a Estátua de Santa Bibiana em 1623, que incluía a fachada da igreja e uma estátua da santa em êxtase. Esta estátua, com um aspecto já barroco pelo efeito de sombra acentuado, sinaliza ummomento de mudança no estilo do escultor, dialogando com a obra de Pietro da Cortona, precursor da pintura barroca em Roma.


O Papa desejava que o novo altar fosse coberto por um enorme baldaquino. O Baldaquino foi criado para ser o altar papal acima do túmulo de São Pedro. Este baldaquino, construído entre 1624 e 1633, é em bronze e está apoiado em uma base de mármore, de onde quatro colunasespiraladas terminam em um capitel com volutas apoiadas no dorso de um delfim, culminando com um globo e uma cruz. Se inspira no baldaquino efêmero usado nas cerimônias da quaresma. Mais uma vez Bernini gravou no material uma manifestação efêmera. A área em volta do baldaquino, formada pelas quatro colunas que sustentam a cúpula, contém nichos, um dos quais com um São Longuinho de Bernini.Em 1644 morreu Urbano VIII, que foi sucedido por Inocêncio X. Bernini perdeu seu privilegiado lugar no Vaticano para o rival Borromini. Estava então trabalhando no grupo "A verdade descoberta pelo tempo", em alusão à injustiça das perseguições que lhe foram movidas, mas que ficou inacabado.


     Em 1647 Bernini completou, na capela Cornaro da igreja de Santa Maria della Vittoria, em...
tracking img