ghkctghkg

859 palavras 4 páginas
atação (FINA).
Piscina
Apenas nas piscinas de 50,0 metros podem ser colocados aparelhos eletrónicos que permitem a cronometragem do tempo.
Nas piscinas de 25 metros são colocados aparelhos automáticos.
A partida
A partida nas provas de Crawl, Bruços, Mariposa e Estilos individual é efetuada por salto.
. Ao apito do Juiz-Árbitro, os nadadores sobem para o bloco de partida.
. Ao ouvir "aos seus lugares“ ( Juiz de Partidas) colocam-se em posição de partida, com pelo menos um pé na parte da frente do bloco. A posição das mãos não é relevante. Quando todos estiverem preparados, o Juiz de Partidas da o sinal de partida.
. A partida para as provas de Costas e Estafetas de Estilos, é efetuada dentro de água.
. À primeira apitadela longa do Juiz-Árbitro os nadadores entram na água. À segunda apitadela longa, colocam-se na posição de partida . Quando todos estiverem na posição, o Juiz de Partidas da a voz "Aos seus lugares". Quando todos os nadadores estiverem imóveis, o Juiz de Partidas da o sinal de partida.
Quatro estilos
Os estilos em natação pura são :
. crawl;
. bruços;
. costas;
. mariposa;
Cada um destes estilos tem especificações próprias em relação ao posicionamento do tórax do atleta e ao movimento das pernas e dos braços.
Crawl/livre
Não existem provas de crawl, seu lugar as provas de estilo livre (o nadador pode efetuar qualquer estilo), mas Normalmente os nadadores escolhem fazer estas provas em crawl por ser o mais rápido (exceto nas provas de Estilos individual e estafetas de Estilos, em que Livres pode ser qualquer estilo menos Costas, Bruços ou Mariposa).
Durante toda a prova, alguma parte do corpo do nadador deve romper a superfície da água, exceto na partida e após as viragens, em que é permitido ao nadador estar submerso até a distância de 15 metros da parede.

É o estilo mais rápido, nele o desportista tem que manter uma parte do seu corpo sempre fora da agua (exceto apos a viragem).
. Os braços e as pernas movimentam-se

Relacionados