Ghjhhg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Auto da Compadecida
Auto da Compadecida é uma peça teatral em forma de auto, em três atos escrita e em 1955 pelo autor brasileiro Ariano Suassuna. Sua primeira encenação foi em 1956, em Recife,Pernambuco. Posteriormente houve nova encenação em 1972, com direção de João Cândido.
É um drama do Nordeste do Brasil. Insere elementos da tradição da literatura de cordel,de genero comédia apresentatraços do barroco católico brasileiro, mistura cultura popular e tradição religiosa. Apresenta na escrita traços de linguagem oral por demonstrar na fala do personagem sua classe social, apresentatambém regionalismos pelo fato de a história se passar no nordeste e o autor ter nascido lá.
Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi "o texto mais populardo moderno teatro brasileiro"[carece de fontes].
Foi apresentada em 1999 na Rede Globo de televisão como minissérie, O Auto da Compadecida (em que há um acréscimo do artigo "o" antes do nomeoriginal). Na adaptação feita para o cinema em 2000, também chamada O Auto da Compadecida, aparecem alguns personagens como o Cabo Setenta, Rosinha e Vicentão. Eles não fazem parte da peça original, e sim deA Inconveniência de Ter Coragem, também de Ariano Suassuna.

Ariano Suassuna

O dramaturgo, romancista e poeta brasileiro Ariano Vilar Suassuna nasceu em João Pessoa, no dia 16 de junho de 1927,filho de João Urbano Pessoa de Vasconcelos Suassuna e Rita de Cássia Dantas Villar. Seu nascimento coincidiu com uma procissão de Corpus Christi na capital paraibana.
Em 1930, aos três anos de idade,perdeu tragicamente o pai, vítima de um crime político, no Rio de Janeiro, por apoiar o então candidato a vice-presidente na chapa de oposição liderada por Getúlio Vargas, João Pessoa Cavalcanti deAlbuquerque, também assassinado. Sua mãe teve que fugir várias vezes com a família, perseguida pelos assassinos de seu marido. Ariano Suassuna realizou seus estudos fundamentais em Taperoá, sertão...
tracking img