ghgkjhkljhl

11170 palavras 45 páginas






















































































































RESUMO
Este artigo focaliza uma coletânea de 11 estudos de valoração ambiental realizados no período entre 1994 e 2003, que enfocaram unidades de conservação da Mata Atlântica. Identificamos neste acervo opções metodológicas e abordagens dirigidas às políticas públicas de áreas protegidas, para um possível aprimoramento do uso de ferramentas econômicas, contribuindo, com reflexões sobre a atribuição de valor aos serviços ecossistêmicos.
A partir de uma apresentação sintética desses estudos, evidenciamos os campos de investigação, métodos aplicados, atributos valorados e valores estimados. O panorama exposto vem contribuir para um maior reconhecimento dos critérios sócio-econômicos considerados para o planejamento e execução de políticas públicas dirigidas para a conservação dos ecossistemas do bioma. O alcance e a variedade dessas contribuições apontam para a ampliação do campo de reflexão social e do debate técnico relacionados a critérios ambientais, econômicos e metodológicos que fundamentam os estudos de valoração ambiental. Reconhecemos significativas lacunas a serem preenchidas nos estudos de valoração ambiental que enfocam os contextos das unidades de conservação. Outras conclusões que destacamos referem-se à pouca ousadia na elaboração dos cenários de análise e à tendência de opção metodológica pela construção de mercados hipotéticos e a elicitação de disposição à pagar (valoração contingente e custo de viagem).
Considera-se relevante, a partir da análise desses estudos, a possibilidade de situar convergência dos valores estimados por hectare do bioma, através das diferentes metodologias aplicadas. Para propiciar este exame, os valores estimados foram

Relacionados