ghdhgfg

377 palavras 2 páginas
Química Forense

Introdução
Química forense é a aplicação dos conhecimentos da química e toxicologia no campo legal ou judicial. Diversas técnicas de análises químicas, bioquímicas e toxicológicas são utilizadas para ajudar a compreender a face sofisticada e complexa dos crimes, seja assassinatos, roubos e envenenamentos, seja adulterações de produtos e processos que estejam fora da lei. Trata-se de um ramo singular das ciências químicas uma vez que sua prática e investigação científica devem conectar duas áreas distintas, a científica (química e biologia) e a humanística (sociologia, psicologia, direito)

O que Significa Forense:
O termo forense refere-se funções de foro jurídico, de investigação. Está dividida em diversas áreas que atuam de forma conjunta através de análises, investigações e outras atuações dos peritos forenses. Dentre as áreas da forense encontram-se a psicologia forense, informática forense, ciência forense, dentre outras inúmeras áreas. A ciência forense é uma área interdisciplinar que envolve física, biologia, química, matemática e várias outras ciências de fronteira, com o objetivo de dar suporte às investigações relativas à justiça civil e criminal. Recentemente o público começou a se dar conta da importância da ciência em desvendar crimes, talvez pelo fato da grande proliferação de programas de televisão, documentários e ficção científica. A série americana CSI (sigla referente à Crime Scene Investigation), foi considerada uma das motivadoras do denominado ‘efeito CSI’ – uma espécie de influência que alguns estudiosos atribuem a determinadas decisões dos jurados perante a insuficiência de provas científicas, algo que, na ficção não acontece.

Função da Química Forence
A principal função da ciência forense é prover apoio científico para as investigações de danos, mortes e crimes inexplicados a sociedade. A área de química forense é utilizada na elucidação de qualquer tipo de crime.

Relacionados