GHDGDGDG

3290 palavras 14 páginas
POR QUE ESTUDAR TEORIA DA COMUNICAÇÃO?

Por que estudar teoria da comunicação? Em primeiro lugar, porque hoje, mais do que nunca, a comunicação social envolve o mundo. O domínio da informação torna-se imprescindível para o domínio do mundo.
Por isso, o domínio da informação é uma referência indispensável para o conhecimento e a compreensão do que está fora e longe do contexto habitual do ser humano. Mais ainda: para o conhecimento de sua realidade imediata.
As pessoas vivem o paradoxo da comunicação/incomunicação. Na segunda década do século XXI, vivemos um momento de crise sem precedentes, que teve início no final do século passado.
A realidade é tão complexa que nos faltam condições para compreendê-la. Daí a necessidade de parâmetros, de paradigmas que ajudem a explicar e interpretar a realidade.
Ora, hoje, os meios de comunicação de massa assumiram um papel preponderante, dando explicações e interpretações da realidade. Neles se formulam e se debatem as principais questões da sociedade moderna e desenvolvida. Estudar a comunicação, buscar uma teoria da comunicação é fundamental nos dias atuais. Os três mundos onde acontecem os modelos. As ciências da comunicação têm por objeto o estudo da comunicação, num sentido amplo, e da informação, num sentido estrito, mas não existe uma única ciência da comunicação, uma vez que a comunicação faz apelo a várias disciplinas, como visto anteriormente. A comunicação é um objeto de conhecimento interdisciplinar, no cruzamento das disciplinas tradicionais e dos saberes recentes ligados a uma formidável expansão.
A teoria da comunicação envolve o uso de modelos. Estes são utilizados para permitir a visualização de um fenômeno tanto físico quanto social. O modelo nunca é único nem estático. Depende da perspectiva adotada por quem formula. As estruturações modificam-se pela ênfase dada a um determinado aspecto.
Podemos distinguir três pólos nas ciências da comunicação:
1) Mundo das coisas. O acento é colocado

Relacionados