gghgk

7087 palavras 29 páginas
RESUMO DO LIVRO: O LIVRO DA ECONOMIA
CAPITULO 1
INICIEM O COMERCIO (400 A.C.-1770 D.C.)
A PROSPERIDADE DEVE SER PRIVADA (direito de propriedade)
Começamos a aprender sobre propriedade e pertences das pessoas desde a infância. A propriedade privada e fundamental para o capitalismo. Karl Max observou que a riqueza gerada pelo capitalismo das sociedades era uma imensa coleção de mercadoria privada que poderia ser comercializadas para dar lucro.As empresas são propriedade privada e è muito lucrativos nos mercados livres. Os tipos de propriedade são bens material a propriedade intelectual com patentes ou textos escritos .A propriedade material organiza 3 modos diferentes .1° pode ser coletivo e usado por quem desejar tendo confiança mutua e no costume. 2° A propriedade pode ser mantida e utilizada. 3° A propriedade pode ser particular, cada pessoa e livre para fazer com ela o que quiser.
Os economistas tendem a justificar que a propriedade privada pragmaticamente com o argumento que o mercado não funciona sem alguma divisão de recursos. O filosofo grego Aristóteles acha que a propriedade deve ser privada quando a propriedade è coletiva ninguém assume a responsabilidade de melhorá-lo.
O filosofo alemão Immanuel Kant (1724-1804)declarou que a propriedade privada è nada mais do que uma expressão legitima do individuo .
Já o outro filosofo alemão rejeitou inteiramente a propriedade privada.Karl Marx insiste que o conceito de propriedade privada e nada mais do que um meio no qual o capitalista expropria o trabalho do proletário e na verdade o proletariado è apartado do grupo seleto que controla toda a riqueza do poder.
2QUE É PREÇO JUSTO ( mercados e moralidade)
Muitos sabemos o que e ser explorado ou roubado por um vendedor. Segundo a teoria econômica não existe roubo è que o preço de qualquer coisa è preço de mercado è o preço que as pessoas estão dispostas a pagar.Para os economistas não existe aspecto moral algum no preço `e o resultado direto

Relacionados