Ggfdfd

332 palavras 2 páginas
Bactérias são organismos procariontes, com organização celular bastante simples. Exercem diversas funções ecológicas, como produtores e decompositores; e podem se relacionar com outros organismos, tanto de forma harmônica quanto desarmônica. Nesse último caso, podem parasitar a espécie humana. Bactérias exóticas, como os micoplasmas, clamídias e rickéttsias; e outras, como staphylococcus, streptococcus, são alguns organismos responsáveis por esse quadro.

Cerca de metade das doenças humanas são provocadas por bactérias. Essas infecções ocorrem geralmente pela inalação ou ingestão de tais organismos; e suas manifestações são variadas. Pele, sistema respiratório e sistema digestório são algumas das regiões que podem ser acometidas. A prevenção da maioria dessas doenças pode ser feita por meio da vacinação e adoção de medidas específicas, como lavar as mãos com frequência, e lavar e/ou ferver os alimentos antes de ingeri-los.

Alguns fungos do Gênero Penicillium possuem a capacidade de eliminar bactérias. Graças a isso, a penicilina tornou-se um eficaz meio de se curar doenças que, outrora, eram mortais; e serviu de ponto de partida para a criação de novos antibióticos.

É importante lembrar que, no entanto, tais remédios, quando mal administrados, podem provocar a seleção de bactérias mais resistentes, possibilitando a piora do quadro da pessoa acometida, e também o surgimento de “superbactérias”. Por esse motivo é que os antibióticos só devem ser utilizados quando são solicitados pelos médicos, nas doses e com a frequência de uso indicada.

Em razão do abuso no uso dessas substâncias, em 26/10/2010, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, publicou uma resolução estabelecendo critérios para sua prescrição e comercialização. Dentre outras disposições, a resolução obriga a venda de antibióticos somente sob prescrição médica, em receita de duas vias, na qual uma delas fica retida na farmácia.

Considerando todos os aspectos expostos, essa seção tem

Relacionados