gfvgf

302 palavras 2 páginas
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA LUTA EM BUSCA DE SE COLOCAR TODOS COMO IGUAIS FLEURY. L. E. J.,DUTRA. A. F.da S,SOARES. G. dos S,,TEIXEIRA. H. de P, NEVES. J. S, BARBOSA. V. da S.
RESUMO
A Educação tem hoje papel fundamental na vida das pessoas. Mas será que nesse grupo de “pessoas” inclui-se os Portadores de Necessidades especiais? É o que iremos discutir no decorrer deste trabalho. A Educação inclusiva aos Portadores de Necessidades Especiais é um programa ao qual está em alto movimento com a sociedade. Muito se fala em inclusão, inúmeros são os programas que o Governo lançou porém, pouco se tem praticado. O conceito de inclusão na escola ainda é um problema enfrentado pelos funcionários das escolas, especificamente pelos educadores. Para o programa ser implantado com sucesso é preciso acorrer várias mudanças, tanto no modo de aplicar as práticas pedagógicas, quanto na estrutura das escolas. Um outro passo para facilitar o modo de inclusão é o respeito frente às diferenças, que os educadores e os alunos ditos normais devem ter para com o público alvo. “o respeito, a autonomia e a dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder aos outros” (FREIRE, 2002, p.66).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ministério da Justiça - DECLARAÇÃO DE SALAMANCA E LINHA DE AÇÃO SOBRE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS - Brasília, corde, 1997.Congresso Nacional - lei de Diretíizes e Bases da Educação Nacional, 1996.Congresso Nacional - Constituição da República Federativa do Brasil Brasília - Senado Federal, 1988.Disponível em: http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/bibliotecavirtual/dh/volume%20i/deflei7853.htm, acesso em :19 jun. 2014
Disponível em: http://psicopedagogagiliane.blogspot.com.br/2011/07/o-historico-da-educacao-especial-no.html, acesso em : 19 jun. 2014
Disponível em: http://www.izabelsadallagrispino.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1394, acesso em: 19 jun.

Relacionados