gfjxd

1757 palavras 8 páginas
1 INTRODUÇÃO
A Introdução é a parte inicial da monografia, em que devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo.
O título da Introdução recebe o número 1. Entre o número e os títulos não se coloca qualquer sinal de pontuação. Apenas se deixa um espaço em branco.
Todos os títulos de seções numerados são alinhados à esquerda. Os não numerados são centralizados.

2 TÍTULO DE SEÇÃO PRIMÁRIA Uma monografia, em sentido amplo, de acordo com a NBR 6023:2002, é assim conceituada: “Item não seriado, isto é, item completo, constituído de uma só parte ou que se pretende completar em um número preestabelecido de partes separadas.”
Resultante de uma pesquisa científica, uma monografia em sentido mais estrito é um texto de primeira mão que traz a identificação, o posicionamento, o tratamento e o fechamento de um tema (ou problema), permitindo um aprofundamento de estudo.
A monografia deve estar fundamentada na organização e na interpretação analítica de dados, de acordo com objetivos previamente estabelecidos. Esses dados podem ser constituídos de verdades aceitas pelas ciências (axiomas), de argumentos de autores que sejam autoridade no assunto abordado, de ilustrações, de testemunhos e, inclusive, até da própria experiência coerente de quem está realizando a pesquisa.
A NBR 14724:2011 traz o nome genérico de trabalhos acadêmicos, envolvendo teses, dissertações e outros. Nesses outros, sem fugir de uma tradição já existente no meio acadêmico, é possível incluir as chamadas monografias, que podem ter diferentes objetivos; entre eles, servir como instrumento de avaliação de alguma disciplina desenvolvida no meio acadêmico, seja em nível de graduação ou de pós-graduação, que a referida norma denomina (para o primeiro nível de ensino mencionado) trabalho de graduação interdisciplinar (TGI) ou como requisito para a conclusão de cursos de graduação ou de pós-graduação, em nível de

Relacionados