Gfinanceira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 5.º ANO – 1.º SEMESTRE ECÓNOMIA E GESTÃO – 2001/2001 2.º TRABALHO

ANÁLISE ECONOMICO-FINANCEIRA DA PORTUGAL TELECOM

Trabalho elaborado por: Joel Pedro Peixoto de Carvalho José Ângelo Rebelo Sarmento Turma: 5EEC9(T)

Eng.º Gil Gonçalves

Novembro 2001

Trabalho n.º 2Análise Económico Financeira da Portugal Telecom

INTRODUÇÃO A análise financeira de uma empresa, neste caso da Portugal Telecom(PT), recorre a um conjunto de instrumentos analíticos que procuram auxiliar um conjunto heterogéneo de entidades no conhecimento da situação e evolução económica e financeira dela ao longo de um certo espaço de tempo e a procurar antecipar o seu provávelcomportamento futuro. Desse conjunto de utilizadores das técnicas da analise financeira fazem parte gestores, accionistas trabalhadores, fornecedores, clientes, concorrentes, entidades financeiras, comunidade local, fisco, e outras autoridades publicas, etc.. Para se poder formar um juízo sobre a situação económico-financeira da Portugal Telecom, tornou-se necessário recorrer a um conjunto de indicadores.Apesar destes indicadores possuírem diversas formas, os mais comuns são, sem duvida, aqueles que assumem a forma de rácios. Um rácio não é nada mais do que um quociente entre duas grandezas normalmente extraídas directamente da informação contabilística da empresa, informação essa que se encontra reflectida, essencialmente, em duas peças contabilísticas : o Balanço, e a Demonstração de Resultados.O BALANÇO E A DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS O Balanço Da comparação do activo com o passivo conhecer o valor e natureza da situação líquida resulta o balanço. O balanço constitui um mapa da situação patrimonial da empresa num determinado momento, sendo, pois, a expressão da relação existente entre o activo, o passivo e a situação liquida.

Activo Imobilizado

Capital Próprio

Passivo ExigívelMLP

Activo Circulante

Passivo Exigível CP

Para o 1.0 membro, ou seja, para o Activo, um dos critérios é o da liquidez (crescente ou decrescente). Para o segundo membro, os valores do passivo são ordenados pelo critério de exigibilidade, (crescente ou decrescente) e os da situação líquida ou capital próprio, pela formação histórica dos respectivos valores.

Economia e Gestão –2001/20002

Página

2

de

10

Trabalho n.º 2

Análise Económico Financeira da Portugal Telecom

Sendo o balanço um mapa de origens (segundo membro) e de aplicações de fundos (primeiro membro), facilmente se depreende que ele está sujeito a constantes mutações. Aliás, um balanço constitui uma fotografia da situação patrimonial da empresa, na medida em que dá esta última num dado momento.Estas mutações são motivadas pela própria actividade da empresa, neste caso a PT, pois ela submete a uma constante alteração os seus elementos patrimoniais. A DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS A demonstração dos resultados apresenta o resultado do exercício da empresa, evidenciando os proveitos e ganhos bem como os custos e perdas. A demonstração dos resultados, por funções, tem, como finalidade, evidenciarvários níveis de resultados da empresa, o que permite uma análise mais pormenorizada. Na demonstração de resultados, por natureza, os custos e os proveitos encontram-se agrupados de acordo com a sua natureza.

ANÁLISE FINANCEIRA: O METODO DOS RÁCIOS E OUTROS INDICADORES Rácios Financeiros ou de Alavanca Financeira Estes Rácios apreciam exclusivamente aspectos financeiros tais como a estruturafinanceira da PT e a capacidade de endividamento. O seu uso torna-se manifestamente significativo na concessão de crédito e na análise de risco. • Endividamento

O rácio acima apura o quanto a PT utiliza o capital alheio para financiamento das suas actividades. Permite ainda uma análise da estrutura financeira da empresa a médio prazo.
Endividamento da PT 80,00% 70,00% 60,00% 50,00% 40,00%...
tracking img