gfhfghgfh

413 palavras 2 páginas
Se você quer montar uma granja, precisa estar atento às medidas de higiene e de segurança para a criação de aves.
O local geográfico da instalação deve ter bom isolamento. Deve-se levar em consideração a direção dos ventos dominantes para a boa aplicação das medidas de higiene e profilaxia. A granja deve ser protegida com uma cerca de segurança, sendo o acesso feito por um único portão. Isso permite vigiar bem as entradas e saídas do local. Um cartaz colocado na entrada deve informar que o acesso ao recinto necessita de uma autorização.
A granja deve ser de criação exclusiva de uma única espécie, preferencialmente, todas as aves devem ter a mesma idade. Quando houver a existência de vários lotes, cada um deve ser tratado como uma unidade separada.
Os aviários onde se encontram as aves, bem como os locais de estocagem de alimentos, não devem ser frequentados por outros animais nem por aves silvestres. As superfícies internas dos aviários devem ser lisas e impermeáveis, facilitando assim a limpeza e a desinfecção.
As proximidades imediatas dos aviários devem ser livres de vegetação e de entulhos, se possível, recobri-las de concreto ou de material similar. Caso precise plantar árvores em volta, evite escolher as frutíferas, pois costumam atrair pássaros.
Precauções de higiene devem ser respeitadas por todos os visitantes e trabalhadores que entrem nas instalações. Quando essas estiverem vazias, sem as aves, deve-se retirar a cama do aviário e proceder à limpeza e à desinfecção. Recomenda-se uma vigilância bacteriológica quanto à eficácia dos métodos de desinfecção. Além disso, aplique medidas de controle contra ratos e insetos.
As novas aves que entrarão no aviário limpo e desinfetado devem ser provenientes de plantéis de excelente status sanitário. Isto se aplica especialmente ao controle de salmonelas e de outros patógenos das aves.
Alimentos destinados às rações devem estar livres desses microrganismos. Sendo assim, alimentos granulados são recomendados.

Relacionados