Gfgrg

878 palavras 4 páginas
Mirella Rabelo Guimarães
Medicina/ Gama Filho turma: 601

1- Descreva a estrutura da membrana plasmática. A membrana plasmática tem a espessura de 7,5 a 10nm e ao microscópio eletrônico aparece como uma estrutura trilaminar, denominada unidade de membrana, assim chamada porque essa estrutura é comum a todas as membranas celulares existentes nas células. As membranas são compostas, principalmente, por duas camadas de moléculas de fosfolipídios, com seus grupamentos não-polares voltados para o centro da membrana. Ela é constituída por lipídeos, proteínas e carboidratos. 2 -Qual a importância dos fosfolipídios na membrana plasmática?
Os fosfolipídios são os principais componentes das membranas celulares. A membrana plasmática e todas as outras membranas celulares são formadas por uma bicamada lipídica, com proteínas imersas. As moléculas de fosfolipídios podem se mover livremente nessas membranas, mantendo-se em constante reorganização.

3 - O que se entende por fibronexus?
É o elo de união dinâmico entre macromoléculas protéicas do citoesqueleto de uma célula e a superfície de outras ou a matriz extracelular. É constituído por um conjunto de actina, vinculina e fibronectina.

4- Diferencie as proteínas de membrana. As proteínas, que representam aproximadamente 50% do peso da membrana plasmática, podem ser divididas em dois grupos. Proteínas integrais estão diretamente incorporadas na estrutura da membrana, enquanto as proteínas periféricas estão apenas fracamente associadas à membrana.
5- Defina: plasmólise, turgência, deplasmólise, crenação, hemólise.
Plasmólise: Quando uma célula animal é mergulhada numa solução hipertônica, perde água.
Turgência: Quando a célula é mantida numa solução hipotônica, ganhando aumento de volume e ficando inchada. Deplasmólise: Condição

Relacionados