gfgfhet

1022 palavras 5 páginas
Segundo NORWOOD (1999, p.15): “DIABETES É UMA DOENÇA SÉRIA. ÉCRONICA, que significa que não tem cura, não passa. Se deixada semtratamento, pode encurtar a vida”.

Segundo GUYATON ( 1988, p.473): “hormônio secretado pelas células dopâncreas que tem por principal função aumentar a concentração sanguínea de glicose”.De acordo com o autor o glucagon, aumenta o nível de glicose no sangue, ouseja, age de maneira contraria a insulina.SIMÕES (2002, p.1):”

Segundo SKINNER(1991,p.143): “Poucas descobertas na medicina mudaram ocurso de uma doença tão dramaticamente como a descoberta da insulina por Banting e Best em 1921”.Realmente essa descoberta foi um ícone no tratamento do diabetes, sem duvida mudando a vida de milhares de pessoas, controlando a doença e sendo fundamental para que essa população leve uma vida dentro da normalidade. “Segundo SIMÕES (2002, p.1):”

Bazotte (2010) acrescenta ainda que pacientes diabéticos também apresentam maior incidência de catarata, impotência sexual, hipertensão, acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio. O DM e suas complicações são problemas de relevância para a população mundial, e no Brasil não é diferente, o número de diabéticos aqui é assustador, já existem 13 milhões de pessoas, sendo necessárias intervenções através de políticas públicas em saúde, criando estratégias de promoção e prevenção; dentre elas o rastreamento e o diagnóstico precoce do DM.

Fong et al., (2004) afirmam que existem diversas hipóteses para o desenvolvimento das complicações crônicas do DM, no entanto a hiperglicemia crônica é considerada a sua causa principal. Esta consideração é evidentemente importante, mas a causa base ainda está nos fatores que levam ao DM, preferencialmente ao tipo 2, que é o que mais acomete pessoas. Segundo as Diretrizes SBD (2009), o número de pessoas diabéticas está aumentando por causa do crescimento e envelhecimento da população, a imigração para a vida urbanizada, o aumento da prevalência da obesidade

Relacionados