gffhfrj

681 palavras 3 páginas
Qual papel da igreja católica na formação da cultura colonial brasileira? Resposta: A Igreja Católica esteve sempre presente na colonização brasileira, vale lembra que Portugal tinha estreitas relações com a Igreja Católica, A presença da mesma começou a se intensificar a partir de 1549 com a chegada dos jesuítas da Companhia de Jesus, que formaram vilas e cidades, e atuavam na catequização dos índios. Nas artes podemos citar a influência barroca (como as obras de Aleijadinho). Vale lembrar a mistura entre o catolicismo e as religiões africanas originou o candomblé por exemplo.
Quais eram as características da cultura letrada (ilustrada) no brasil colonial? Resposta: Até 1808, Portugal nunca consentiu no estabelecimento de tipografias coloniais. Era a própria estrutura do colonialismo luso que não permitia o desenvolvimento das letras no Brasil. A literatura é apenas um aspecto da vida cultural de um país. No Brasil Colonial, porém, foi um elemento muito expressivo da nossa formação intelectual lusitana, impregnada de herança escolástica, de latim, de gramática e de retórica. Poderíamos dizer até que nossa literatura, nos três primeiros séculos, nas suas linhas gerais, não passou de um capítulo colonial da literatura portuguesa.
Quais foram as mudanças ocorridas na sociedade brasileira na época da mineração (século XVIII)? Resposta: Embora mantivesse a base escravista, a sociedade mineradora diferenciava-se da açucareira, por seu comportamento urbano, menos aristocrático e intelectualmente mais evoluído.
Quais Foram as consequências, para a cultura brasileira, da vinda da corte Portuguesa para o brasil após sua chegada em 1808? Resposta: Além das mudanças comerciais, a chegada da família real ao Brasil também causou um reboliço cultural e educacional. Nessa época, foram criadas escolas como a Academia Real Militar, a Academia da Marinha, a Escola de Comércio, a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, a Academia de belas-artes e dois Colégios de

Relacionados