Getulio vargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Getulio Vargas

Delimitação do tema: Getúlio Vargas adotou uma política industrializante, a substituição de mão-de-obra imigrante pela nacional. Essa mão-de-obra era formada no Rio de Janeiro e São Paulo em função do êxodo rural (decadência cafeeira) e movimentos migratórios de nordestinos.Vargas investiu forte na criação da infra-estrutura industrial: indústria de base e energia.Destacando-se a criação de:Conselho Nacional do Petróleo (1938);Companhia Siderúrgica Nacional (1941);Companhia Vale do Rio Doce (1943);Companhia Hidrelétrica do São Francisco (1945).
Foram fatores que contribuíram para o desenvolvimento industrial a partir de 1930:o grande êxodo rural, devido a crise do café, com o aumento da população urbana que foi constituir um mercado consumidor.a redução dasimportações em função da crise mundial e da 2ª Guerra Mundial, que favoreceu o desenvolvimento industrial, livre de concorrência estrangeira.Uma característica das indústrias que foram criadas desde a 1ª Guerra Mundial é que muitas delas fazem apenas a montagem de peças produzidas e importadas do exterior. São subsidiárias das matrizes estrangeiras.
No início da 2ª Guerra Mundial o crescimentodiminuiu porque o Brasil não conseguia importar os equipamentos e máquinas que precisava. Isso ressalta a importância de possuir uma Indústria de Bens de Capital.Apesar disso as nossas exportações continuaram a se manter acarretando um acúmulo de divisas. A matéria-prima nacional substituiu a importada.
Ao final da guerra já existiam indústrias com capital e tecnologia nacionais, como a indústria deautopeças.Em 1946 teve início a produção de aço da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Volta Redonda, que abriu perspectivas para o desenvolvimento industrial do pais, já que o aço constitui a base ou a "matriz" para vários ramos ou tipos de indústria.Em 1950 alguns problemas de grande importância dificultaram o desenvolvimento industrial:falta de energia elétrica;
baixa produção de petróleo;redede transporte e comunicação deficientes.
Para tentar sanar os dois primeiros problemas, o presidente Getúlio Vargas inaugurou a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso e criou a Petrobras.

Problematização:

A revolução de 30
O nazismo, o fascismo e o comunismo
O estado novo
Surge o pai dos pobres
A queda de Getúlio Vargas

Hipótese:
A economiapermaneceu voltada basicamente para a agricultura, mas havia uma preocupação em acelerar a industrialização do país. A questão social passou a ser vista como uma questão política. Ao mesmo tempo em que adotava uma legislação que atendia antigas reivindicações dos trabalhadores, o governo passou a interferir na atividade sindical. Os sindicatos ficavam vinculados diretamente ao Ministério do Trabalho.Adotou-se o principio da unidade sindical: legalmente, só era possível à existência de um sindicato por categoria profissional. Diferentes forças militares e variados segmentos sociais haviam participado da revolução. A medida que o governo Vargas adotou propostas mais centralizadoras e autoritárias, setores mais liberais começaram a fazer oposição ao regime.
Objetivos:
# Geral:
destacar que oEstado Novo, além de autoritário, tinha característica fortemente tradicional.
# Objetivo específico:
• Identificar o principio da liberdade e da autonomia sindical, existente no país.
• Compreender a Constituição liberal de 1934 teve uma vida curta. Por que com o fim da primeira guerra mundial, idéias autoritárias proliferaram em todo o mundo e a democracia liberal entrou em crise.• Analisar situação de perigo, uma situação em que o Estado, fraco, ameaçado, se encontrava impedido de prover medidas necessárias ao bem-estar e ao desenvolvimento da nação. Entre os perigos estava o comunismo.

Metodologia: Histórico
 O GOVERNO DE VARGAS
A revolução de 30
 Com a revolução de 30. Modificações importantes ocorreram nos campos políticos, econômicos e sociais. Primeiro foi...
tracking img