Getstão da qualidade em atividades florestais

2821 palavras 12 páginas
Tema:

Introdução com base nos artigos escolhidos para aplicação no Projeto Aplicado

[pic]
“O custo do cuidado é sempre menor que o custo do reparo.”
Marina Silva

Texto introduzindo os artigos bibliográficos para o Projeto Aplicado

Introdução

O setor florestal hoje desempenha um papel importante na economia brasileira, tanto em como termos de faturamento como em geração de empregos.
O Brasil hoje abriga a segunda maior área florestal do mundo, nessas terras ocorrem muitas expansões de sojas e agropecuária, que são causas que geram desmatamento e a derrubada ilegal das matas. Até recentemente essas áreas eram monitoradas e fiscalizadas pelo Ibama, mas por precariedade dos serviços, o Governo (Decreto2. 743, de janeiro de 2008) criou o Programa Florestas Nacionais (Flonas), com o objetivo de implementar ações com objetivo de implementar o manejo sustentável e promover formas sustentáveis para a exploração da madeira e atender a demanda prevista.Mas conseqüentemente a escassez de recursos do setor publico o programa nem saiu do papel.
Em 7/11/2002, o governo brasileiro instituiu uma comissão sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente que entregou a Exposição de Motivos (EM) 135 que norteou a proposta de regulamentação da concessão das florestas públicas. Em outubro de 2004, o Ministério do Meio Ambiente formou uma Comissão com a participação do setor público, setor produtivo e sociedade civil para revisar o PNF assim como o Projeto de Lei do governo anterior.

Em 2/3/2006 foi aprovada a Lei 11.476, que regulamenta a gestão de florestas públicas, ou seja, de todas as florestas naturais ou plantadas em terras da União, de estados e municípios, com exceção das Unidades de Conservação de proteção integral (Reservas Extrativistas, Reservas de Desenvolvimento Sustentável e Terras Indígenas) e das áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade brasileira.
Portanto, toda a área florestal, particularmente as florestas nacionais,

Relacionados