Getor de si mesmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestor de si mesmo
Saber gerenciar pessoas com êxito, é necessário que nós as conheçamos para então, sim, podermos gerenciá-las com resultados

* Carlos Vieira

O grande desafio que surgiu,principalmente após o advento da Revolução Industrial, quando a sociedade ocidental passou da produção artesanal para a produção em escala industrial, foi de como preparar pessoas com perfil e comconhecimento em liderança e gestão. Toda organização, independentemente de seu porte, tem uma missão, objetivos e estratégias. Para atingir esses objetivos leva-se em conta os parceiros, colaboradores, a suacultura organizacional, tecnologia, os recursos, os processos e as pessoas, fidelidade do cliente, motivação de equipe e outros mais.

O questionamento que faço é o que e como os teóricos, bem comoas empresas modernas que atuam na vanguarda dos modelos de administração, têm investido em um tema que considero primordial: gestor de si mesmo?

Certa vez, ao trabalhar com uma turma depós-graduação em Gestão de Pessoas, fiz a seguinte pergunta: Quem já atuava em sua profissão e de certa forma já gerenciava suas propriedades ou de terceiros. A grande maioria respondeu orgulhosa que já atuavacom experiência e maestria. Porém, quando lhes disse que estavam enganados, o debate e a discussão foram gerais. Ressaltei que na verdade sempre defendi que todos nós gerenciamos as pessoas que realizamtais tarefas.

Em todas as vezes que atuamos como gestor de pessoas e processos, estamos nos dedicando a aperfeiçoar a gestão de mão-de-obra na organização a qual pertencemos, em quem deveria estarnosso primeiro foco? Quanto é importante termos consciência de nós mesmos, nossos medos e limitações, para conseguirmos ter mais sucesso na condução de nossos colaboradores?

Muitas vezes, até nosacostumamos a ouvir nossos colegas de profissão se queixando ou comentando de como é complicado mexer com gente, questionando o que poderíamos fazer para lidar melhor com os outros. Algumas...
tracking img