Getúlio vargas

Páginas: 59 (14698 palavras) Publicado: 17 de abril de 2011
Getúlio Vargas e Nelson Bandela

Introdução:
A liderança é uma forma muito marcante das pessoas ao longo do tempo, pois elas adquirem maior experiência. O que veremos, neste trabalho, são líderes com pensamentos de mudança, de ideais diferentes que foram referências, tanto no Brasil como no mundo. Revolucionaram gerações e mudaram conceitos, onde foram importantes liderespolíticos.

A vida de Vargas
Getúlio Dornelles Vargas (São Borja, 19 de abril de 1882 — Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1954) foi um político brasileiro, chefe civil da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha.
Foi duas vezes presidente da república do Brasil.
Na primeira vez, de 1930 a 1945, governou o Brasil em três fases distintas: de 1930 a 1934, nogoverno provisório; de 1934 a 1937, no governo constitucional, eleito pelo Congresso Nacional; e de 1937 a 1945, no Estado Novo.
Na segunda vez, de 1951 a 1954, governou o Brasil como presidente eleito por voto direto.
Getúlio era denominado pelos simpatizantes "pai dos pobres", e denominado pelas pessoas de sua proximidade como "Doutor Getúlio".
A doutrina e estilo políticoforam denominados de getulismo ou varguismo. Os seguidores, até hoje existentes, são denominados getulistas.
Suicidou-se, em 1954, com um tiro no coração, no quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal.
Getúlio Vargas foi o mais controvertido político brasileiro do século XX, e sua influência se estende até hoje.
Sua herança política éinvocada por pelo menos dois partidos políticos atuais: o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Vida antes da presidência

Origem: Nasceu em 19 de abril de 1882, no interior do Rio Grande do Sul, no município de São Borja, divisa com a Argentina, filho de Manuel do Nascimento Vargas e de Cândida Dornelles Vargas.
Na juventude, alteroualguns documentos, para fazer constar o ano de nascimento como 1883. Este fato somente foi descoberto nas comemorações do centenário de nascimento, quando, verificando-se os livros de registro de batismo da paróquia de São Borja, descobriu-se que Getúlio teria nascido em 1882.
Getúlio Vargas provém de uma tradicional família gaúcha da zona rural e de fronteira: os pampas. Sua família paternaé originária dos Açores, Portugal. Estudou em sua terra natal, depois em Ouro Preto.
Inicialmente, tentou a carreira militar, tornando-se em 1898, soldado na guarnição do município natal, chegando a participar de uma expedição à fronteira com a Bolívia.
Em 1900, matriculou-se na Escola Preparatória e de Tática de Rio Pardo, onde não permaneceu por muito tempo, sendo transferido paraPorto Alegre, a fim de terminar o serviço militar, onde conheceu os cadetes da escola militar Eurico Gaspar Dutra e Pedro Aurélio de Góis Monteiro.
Sua passagem pelo exército e a origem militar (o pai lutou na guerra do Paraguai), seriam decisivos na formação de sua compreensão dos problemas das forças armadas, e no empenho em modernizá-las e mantê-las disciplinadas, quando chegou àpresidência da república.
Matriculou-se em 1904 na Faculdade de Direito de Porto Alegre. Bacharelou-se em direito em 1907. Trabalhou inicialmente como promotor público junto ao fórum de Porto Alegre, mas decidiu retornar à sua cidade natal para exercer a advocacia.
A orientação filosófica, como muitos do estado e da época, foi orientada para o positivismo e o castilhismo, a doutrina e oestilo político de Júlio Prates de Castilhos.
Coube a Getúlio, que se destacara como orador, fazer o discurso, em 1903, nos funerais de Júlio de Castilhos. Na Juventude Castilhista, fez amizade com vários jovens que se destacariam na revolução de 1930, entre eles João Neves da Fontoura e Joaquim Maurício Cardoso.
Casou em 1911 com Darcy Lima Sarmanho, com quem teve cinco filhos. Este...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Getulio Vargas
  • Getulio vargas
  • Getulio vargas
  • Getulio vargas
  • Getulio Vargas: Uma Era
  • Getúlio vargas
  • Getulio vargas
  • Getulio vargas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!