Gestão por competência‏

619 palavras 3 páginas
Com a gestão por competências a empresa tem em suas mãos quais os caminhos a seguir para que determinada competência da mesma seja alcançada, ou seja, identificando as competências da empresa, do cargo e dos funcionários, a empresa tem em suas mãos o que deve ser treinado, desenvolvido em cada um e também descobre quem pode ser promovido e trabalhado mais, quem em sua função atual não tem mais para onde crescer se descobre que essa pessoa tem potencial. Gestão por competências é uma ferramenta que veio para auxiliar as empresas a enxergarem o que precisa buscar e treinar em seus colaboradores, para garantir que as pessoas tenham os conhecimentos e as habilidades que a empresa precisa para alcançar os objetivos desejados pelos seus idealizadores.
Concluí-se assim que os modelos tradicionais de gestão de pessoas, seleção, treinamento, avaliação e remuneração já não servem mais. As empresas necessitam da medição das competências e para isso devem ter em sua estrutura as seguintes ferramentas: * Gestão de pessoas por competências; * Seleção de pessoas por competências; * Treinamento e desenvolvimento por competências; * Avaliação por competências; e * Remuneração por competências.
Outro bom motivo para a implantação da gestão por competências são a exigências das normas ISO, que iniciou as especificações desse processo, trazendo alguns requisitos e exigências, como (Leme, 2005): * Determinar as competências necessárias; * Fornecer treinamento ou desenvolver pessoas ou grupos direcionados a um objetivo
(treinamentos específicos); * Fazer avaliação dos resultados; * Registrar todo o processo de treinamento e desenvolvimento.
As Normas ISO também descrevem sobre o que é necessário considerar no planejamento: * Sucessão de gerentes e da força de trabalho; * Estágio de desenvolvimento das pessoas; * Avaliação da competência individual; * Habilidades de liderança e gestão; * Trabalho em equipe; * Habilidades de comunicação.

Relacionados