Gestão estratégica

1056 palavras 5 páginas
1. Confira no quadro abaixo as principais características de cada uma das fases propostas por Greiner (1998), enfatizando o foco da gerência, estrutura da organização, estilo da alta administração, sistema de controle e ênfase da remuneração gerencial.

Quadro 1: Características das fases do ciclo de vida das organizações
Fonte: GREINER, Larry E. Evolution and revolution as organizations grow. Harward Business Review.
v. 10, n.4, 397-409, 1998.

Fase 1 – Criatividade
Fase 2 – Direção
Fase 3 – Delegação
Fase 4 – Coordenação
Fase 5 - Colaboração

De acordo com o que você estudou sobre o ciclo de vida das organizações e com o quadro acima, apresente o caso de uma empresa (real ou fictícia) e caracterize cada fase do ciclo de vida desta organização, destacando pelo menos duas características de cada fase. (4,0 pontos)

Empresa escolhida (fictícia): BiscoitoComDestino Ltda.
Fundada: 2010
Negocio: produção, comercialização pelo telefone, e distribuição propria (Van), de biscoitos contendo mensagens personalizadas impressas em papel.

FASE 1 - CRIATIVIDADE: A empresa começou do zero, fundada por duas amigas com temperamentos complementares (Vera mais comunicativa e com vocação para vendas e Ana mais voltada para a produção - INDIVIDUALISTAS E EMPREENDEDORAS). Ambas decidiram trabalhar na casa de Ana, e usando o carro de Vera, inicialmente, para economizar custos.
O investimento inicial foi feito em computador, uma quantidade de material impresso de divulgação e equipamentos para produção e embalagem dos biscoitos.
Nesta fase Vera e Ana dão conta de tudo: produção, estoque, comercialização, expedição, suprimentos (FAZER E VENDER), além de manterem como controle, apenas uma planilha excel com receitas e despesas (INFORMALIDADE ). O resultado entre receitas e despesas no fim do dia, é o único controle (RESULTADO DAS VENDAS). No final do mês o lucro não é muito, (menos que ganhariam se empregadas) mas ambas estão felizes: afinal são donas do próprio

Relacionados