Gestão escolar: uma análise das concepções, práticas e mecanismos de gestão na escola municipal de ensino fundamental jonnatas athias, no município de oeiras do pará.

18483 palavras 74 páginas
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

No geral se discute a gestão da escola a partir do legado das experiências centralizadas que historicamente negou a participação do povo brasileiro nas decisões políticas e administrativas nas diferentes instâncias do Estado. Tal experiência produziu uma reação contrária à centralização, colocando a descentralização como um dos eixos dos debates cuja orientação recai para as propostas de gestão educacional e escolar cuja perspectiva maior seria a de promover a democratização no interior da escola e dos órgãos definidores das políticas que se materializam no contexto dessas mesmas escolas.
Com esse propósito, nos apropriemos dos fundamentos que alicerçam a gestão democrática no ambiente escolar, buscando conhecimento das características evidenciadas pela administração escolar no seu processo de democratização dos vários seguimentos que compõe a escola. O interesse por essa temática surgiu a partir dos conhecimentos que adquirimos no decorrer do curso de pedagogia, principalmente na disciplina “Organização do trabalho pedagógico”, onde tivemos a oportunidade de conhecer tanto na teoria como na prática as alterações que se dão na área da gestão escolar.
Para estabelecer esta discussão, a respeito da gestão escolar em primeiro lugar, discutimos os princípios gerais da administração, considerando o conceito formulado por Paro (2010, p. 185) de “que a atividade administrativa, enquanto utilização racional de recursos para a realização de fins é condição necessária da vida humana, estando presente em todos os tipos de organização social”.
Nesse sentido, observa-se que essa concepção expressa o significado que a administração assume ao operar-se na organização escolar, cujos fins que pretende alcançar precisam estar articulados cada vez mais aos movimentos de transformação social em seu sentido pleno de “superação da maneira como se encontra a sociedade organizada” (PARO, 2010, p. 120). Assim, a elevação desse conceito representa a

Relacionados