GESTÃO ESCOLAR DE SUCESSO: PLANEJAMENTO, ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO

4769 palavras 20 páginas
1
GESTÃO ESCOLAR DE SUCESSO:
PLANEJAMENTO, ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO
DE UM PLANO DE AÇÃO

Resumo: Este trabalho aborda a importância de uma gestão escolar baseada num trabalho planejado e executado em equipe, tendo como base um Plano de Ação desdobrado em Programas de Ação. O trabalho planejado garante o bom andamento da unidade escolar, pois as ações são estabelecidas de acordo com os diagnósticos, evitando-se agir sem pensar, apenas para “apagar os incêndios”. Uma equipe que planeja também evita que várias pessoas realizem a mesma tarefa e fiquem outras por fazer, além de não sobrecarregar ninguém.
Palavras-chave: Gestão. Planejamento. Plano de ação. Programa de ação
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os instrumentos que otimizam o planejamento escolar, bem como sua funcionalidade e execução.
Procurando desvelar a possibilidade da superação do simples preenchimento do
“formulário” em que os fatores objetivo, estratégias, metodologias e avaliação representam o mecanismo realizado pelos professores e gestores nos momentos chamado de planejamento. Para tanto utilizo como referência o modelo educacional implantado na Rede Pública Estadual de São Paulo: Ensino Médio Período integral.
Além das referência bibliográficas utilizadas para embasar o modelo citado, como
Delors, Luckesi, Antônio Carlos Gomes da Costa, entre outros.
Sendo assim, este artigo traduz a dúvida de muitos educadores preocupados com o desenvolvimento da sua prática pedagógica, pois percebe-se que o problema da não
2
aprendizagem na escola é algo que está gravemente atingindo o aluno. Uma das causas pode ser o esvaziamento do conteúdo, este que entre outros motivos é devido à falta de formação científica do professor sobre o objeto da educação, o conhecimento.
A escola sendo lugar propício para trabalhar com o conhecimento, tem em suas funções levar o aluno à compreensão da realidade para através do conhecimento atuar de forma a contribuir para

Relacionados

  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas