Gestão empresarial empresabilidade a empregabilidade da empresa. a dimensão holística da gestão empresarial werner kugelmeier - consultor empresarial o conceito de empregabilidade vem sendo disseminado já faz um bom

1314 palavras 6 páginas
Gestão Empresarial
EmpreSabilidade
A empregabilidade da empresa. A dimensão holística da Gestão Empresarial
Werner Kugelmeier - Consultor Empresarial Gestão Empresarial
EmpreSabilidade
A empregabilidade da empresa. A dimensão holística da Gestão Empresarial
Werner Kugelmeier - Consultor Empresarial O conceito de Empregabilidade vem sendo disseminado já faz um bom tempo, ao contrário da Empresabilidade.

Entende-se por Empregabilidade a busca constante do desenvolvimento de competências, para buscar ou manter um emprego atrativo.

Empresabilidade é geralmente entendida como a capacidade das empresas de desenvolver e utilizar as competências intelectuais e técnicas de seus membros, para sustentar um posicionamento diferenciado no mercado.

Quero aqui sugerir de enxergar o assunto Empresabilidade sob uma dimensão holística de Gestão Empresarial; ou seja, a capacidade da empresa de atrair potenciais, clientes, fornecedores, comunidades e, consequentemente, investidores, os chamados stakeholders; os públicosque lidam com a empresa no dia-a-dia; é aqui que se invertem os pólos: a pergunta não é (apenas),o que o profissional deve fazer para ser empregável, mas (também) o que a empresa precisa fazer para se tornar empresável perante o público acima.

Partimos da premissa de que a Gestão Empresarial, além da atração e retenção de talentos e líderes, engloba também as dimensões (1) a satisfação dos clientes “A” que perfazem 80% da sua receita, (2) a qualificação por fornecedores parceiros e (3) a busca de investidores potentes.

Em outras palavras, a empresa pretende se tornar uma opção preferida para fazer negócio com ela, ser “empregada” pelos players acima, mas nem sempre sabe como suceder nesta missão.

Porque não despertar na empresa a coragem de ampliar o raio da Gestão Empresarial na condução de seu negócio através das seguintes cadeias de valor:
1. Ousar (metas) – envolver (gente) – mover (mudanças e horizontes)
2. Propósito (Clareza) –

Relacionados