Gestão em Arquivologa: abordagens múltiplas

879 palavras 4 páginas
Gestão em Arquivologa: abordagens múltiplas

A gestão é desenvolvida com a intenção de estabelecer uma ordem, metodologia de trabalho, regida por uma lógica. Com o termo gestão está relacionado à administração. Significa que o arquivista não se deve ater só ao ato de registro da informação em um suporte, é preciso ter o planejamento de tal forma que, mesmo com um fluxo alto de documentos seja possível localizar e utilizar a informação no tempo exato. Surge a gestão de documentos, uma ferramenta indispensável para seja possível localizar e utilizar a informação no tempo exato.
É entendido por gestão de documentos, o trabalho de assegurar que a informação arquivística seja administrada economia e eficácia; que seja recuperada, de forma ágil e eficaz, subsidiando as ações das organizações com decisões esclarecidas, rápidas, seguras, que permitam reduzir o fator de incertezas.
Apontado inicialmente pela historia, duas correntes de pensamento arquivístico. A primeira denominada de “arquivística tradicional” e a outra apresentavam uma visão mais administrativa (records management).
No pensamento da “arquivística tradicional” continha características conservadoras, dando prioridade aos arquivos históricos, com seu foco localizado na Europa, mais influente na França e na Itália. Liderada pelo arquivista inglês Sir. Hilary Jenkinson, a corrente de pensamento arquivística tradicional definia para os arquivistas uma posição mais passiva referente à solução de problemas de ordem administrativa. Para ele, o trabalho desse profissional era o de conservar e custodiar os documentos.
A outra corrente de pensamento arquivístico, denominada de informations managers ou records managers. foi fundada nos EUA, com visão mais administrativa, tinha como foco os arquivos setoriais e gerais das organizações. Apoiada por Theodor R. Schelemberg, esse pensamento mais inovador tinha como função do arquivista organizar a documentação administrativa, solucionar e eliminar a documentação,

Relacionados