Gestão de Resíduos, estudo de caso cidade de Kilamba, Edifício S3

1609 palavras 7 páginas
Eduardo Tulungua

Curso Online de Resíduos Sólidos
CENED

Aplicação da Logística Reversa no Prédio Residencial S3, na Cidade do Kilamba em Luanda

Luanda - Angola

Novembro, 2013

Eduardo Tulungua

Aplicação da Logística Reversa no Prédio Residencial S3, na Cidade do Kilamba em Luanda

Luanda, Novembro de 2013

Aplicação da Logística Reversa no Prédio Residencial S3, na Cidade do Kilamba em
Luanda

1. Introdução

O presente trabalho foi realizado tendo em conta a situação atual de acumulo e acondicionamento dos resíduos sólidos no prédio S3 da Cidade do Kilamba em
Luanda (Angola). O edifício comporta oito andares (8) e trinta e dois apartamentos (32) e produz aproximadamente cerca de meia tonelada (500 Kg) de resíduos sólidos semanalmente, durante os fins-de-semana esta estimativa tende a aumentar. Os resíduos sólidos domésticos comummente descartados englobam grandes papelões e caixotes, eletrodomésticos e restos alimentares.
Estes são descartados em só contentor sem separação prévia e recolhidos diariamente por um caminhão de lixo, depois levados ao aterro sanitário da cidade de Luanda (Mulenvos).

No dia-a-dia os resíduos gerados estão aumentando cada vez mais, e embora o planeta terra tem recentemente dado seus sinais de alerta sobre diversos problemas ambientais, a sociedade está caminhando lentamente na execução de ações que tragam a sustentabilidade para as futuras gerações (Covinbra,
2007).

A compreensão da necessidade do gerenciamento integrado dos resíduos sólidos propiciou a elaboração de políticas que consideram os 3 R’s nomeadamente reduzir, reutilizar e reciclar, formando um slogan de grande eficácia pedagógica (LAYRARGUES, 2002). A Logística Reversa (LR) torna-se um aliado importantíssimo no gerenciamento dos resíduos sólidos. A LR é um termo bastante geral, no sentido mais amplo, significa o conjunto das operações relacionadas ao reuso de produtos e materiais.

Detalhadamente a LR é o processo

Relacionados