GESTÃO DE PROJETOS ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGISTICA EMPRENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

1674 palavras 7 páginas
GESTÃO DE PROJETOS

1) Explique e dê exemplos sobre as cinco fases do projeto.

Maximiano (1997, p. 177), define “projetos são empreendimentos ou sequencias de atividades que têm começo e fim programados e que devem realizar um objetivo singular, fornecendo um produto ou um serviço”. Para a gestão do projeto é necessário passar por fases que são essenciais para a conclusão com sucesso do mesmo.
No projeto as fases são bem distintas e necessárias como exemplo, a fase da iniciação onde são identificados todos as necessidades inerentes ao projeto a fase de planejamento onde são estudados os recursos é o detalhamento do plano, na fase de execução ocorre a coordenação das pessoas envolvidas para executar o projeto, na fase de controle é onde é realizado o monitoramento e as mudanças necessárias ao projeto e na fase de finalização é a aceitação formal do projeto, ou seja, sua conclusão.

2) Explique e dê exemplos das nove áreas de conhecimento do projeto.

Alguns conhecimentos são inerentes ao gerente de projeto que necessitam atenção no processo de gestão de um projeto. Esses conhecimentos podem ser evidenciados na figura abaixo:

Fonte: http://www.mhavila.com.br/topicos/gestao/pmbok.html

INTEGRAÇÃO

São os primeiros passos responsáveis pela identificação, definição e coordenação dos diversos processos e ações que envolverão o grupo de gerenciamento.

ESCOPO
Segundo Vargas (2009) o gerenciamento de escopo tem como objetivo principal definir e controlar os trabalhos a serem realizados pelo projeto de modo a garantir que o produto, ou serviço, desejado seja obtido através da menor quantidade de trabalho possível, sem abandonar nenhuma premissa estabelecida no objetivo do projeto.
Refere-se a processos necessários ao projeto assegurando que o mesmo seja concluído com sucesso. Nesse processo do escopo

Relacionados