Gestão de Projectos - Planeamento2

2204 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE ABERTA

Gestão de Projectos
INTRODUÇÃO

DE UM

NOVO

MÓDULO DE

FORMAÇÃO

Empresa “Vamos Aprender, Lda”

2011

VERA TENDINHA

DO

LIVRAMENTO- Nº 802223- TURMA 1

Gestão de Projectos
Projecto
Antes de abordar o tema “Gestão de Projectos”, importa definir “projecto”.
Muitas vezes comentamos que estamos a desenvolver um projecto, ou que temos ideias para fazer um projecto, muitas vezes não se tratando na verdade de um. Um projecto é uma iniciativa que é única de alguma forma, seja no produto que gera, seja no cliente do projecto, na localização, nas pessoas envolvidas, ou em outro factor. Isto diferencia projectos de operações regulares de uma empresa. Um projecto tem um fim bem definido, ou seja, tem um objectivo claro, que quando atingido, caracteriza o final do projecto. Isto faz com que o desenvolvimento de um novo negócio, por exemplo, possa não ser considerado um projecto.
São projectos, por exemplo, a construção de uma casa, o desenvolvimento de um software, a organização de um evento, a construção de um móvel sob encomenda, a implantação de uma nova linha de produção na fábrica, etc.
Observando os exemplos de projectos podemos verificar que todos têm um fim bem definido, e são, de alguma forma, sempre únicos.
Neste trabalho escolho como exemplo de Projecto a Introdução de um novo Módulo de Formação na
Empresa “Vamos aprender, Lda”.
Gestão de Projectos
O que é Gerir um Projecto?
Administrar, coordenar ou gerir um projecto é a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projecto tenha sucesso.
Gerir um projecto implica iniciar e finalizar, passando pelas etapas de planeamento, execução e actividades de controlo.
A fase Inicial do projecto acontece quando uma determinada necessidade é identificada e transformada em um problema estruturado a ser resolvido por ele.
Verificando-se a procura de Formação no módulo de Microsoft Access, identificámos a necessidade de elaborar todo

Relacionados