GESTÃO DE PRECIFICAÇÃO NO SETOR DE SERVIÇOS: UM ESTUDO APLICADO À EMPRESA AMBIENTALIS ANÁLISES DE AMBIENTES

7508 palavras 31 páginas
1

GESTÃO DE PRECIFICAÇÃO NO SETOR DE SERVIÇOS: UM ESTUDO
APLICADO À EMPRESA AMBIENTALIS ANÁLISES DE AMBIENTES1
Jéssica Ribeiro da Costa2
MSc. Ivoneti da Silva Ramos3
RESUMO

Este artigo apresentará a importância do planejamento financeiro para a sobrevivência e estabilidade das empresas, evidenciando a necessidade do uso de técnicas para a correta precificação e avaliação de custos, sobretudo no setor de serviços. Serão apresentadas visões de diversos autores sobre temas que envolvem o cenário do setor de serviços e sua complexa relação com a formação eficaz dos preços, bem como os métodos mais utilizados para analises quantitativas da eficácia da estratégia de precificação, por meio de estudo e pesquisa sobre os custos organizacionais. O resultado deste trabalho é a formação de base de estudos para posterior aplicação prática da teoria levantada. Esta aplicação se dará na Ambientalis
Análises de Ambientes, empresa que presta de serviços de análises técnicas em todo território nacional. Palavras-chaves: Serviços, planejamento financeiro, precificação, gestão de custos.

1. INTRODUÇÃO

O setor de serviços vem assumindo uma importância crescente no panorama empresarial no Brasil e no mundo. Apesar da presença ativa em todos os setores da economia, a administração de serviços está em um ramo de estudos recente, e a forma de precificar os mesmos pode ser vista por perspectivas diferentes. Este estudo irá tratar da gestão de precificação e o processo de identificação e rateio de custos, relacionando aos processos de tomada de decisão na Ambientalis Análises de Ambientes, empresa que atende a todo Brasil prestando serviços de análises técnicas.
1

Junho de 2013.
Aluna do curso de Administração. Artigo apresentado para disciplina de TCC II. Faculdade de Ciências
Sociais de Florianópolis, Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina – CESUSC. E-mail: jessicarc.adm@gmail.com 3
Professora Orientadora [Mestre em Economia pela UFSC,

Relacionados

  • Sustentabilidade
    116157 palavras | 465 páginas