GESTÃO AMBIENTAL IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELAS INDÚSTRIAS DE CERÂMICAS BRANCA DE PORTO FERREIRA

8276 palavras 34 páginas
1. Introdução
A Gestão Ambiental é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais a fim de utilizar de maneira racional os recursos naturais, renováveis ou não. A Gestão Ambiental deve visar o uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais. Fazem parte também da estrutura dos conhecimentos associados à gestão ambiental técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas, ou até novas técnicas para reaproveitar matérias-primas ou insumos.
A prática da gestão ambiental introduz a variável ambiental no planejamento empresarial, e quando bem aplicada, permite a redução de custos diretos - pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mas dispendiosos, como água e energia - e de custos indiretos - representados por sanções e indenizações relacionadas a danos ao meio ambiente ou à saúde de funcionários e da população de comunidades que tenham proximidade geográfica com as unidades de produção da empresa.
À medida que a sociedade vai se conscientizando sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente, consumidores comecem pressionar o meio empresarial a buscar meios de desenvolver suas atividades econômicas de maneira mais racional. O próprio mercado consumidor passa a selecionar os produtos que consome em função da responsabilidade social das empresas que os produzem. Desta forma, surgiram várias certificações, tais como as da família ISO14000, que atestam que uma determinada empresa executa suas atividades com base nos preceitos da gestão ambiental.
A Gestão Ambiental é uma questão de sobrevivência, tanto do ser humano, quanto das empresas no mercado,

Relacionados

  • Escavaçoes
    53077 palavras | 213 páginas
  • Resumo PEP 07 09
    431830 palavras | 1728 páginas
  • 22222
    405343 palavras | 1622 páginas