Gestor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O gestor e o drama provocado pelo funcionário difícil
Fevereiro 28, 2012
[pic]Todos nós teremos de lidar com funcionários  difíceis durante nossa carreira. E você pode até levantar as mãos para o céu e  perguntar: “Ai, meu Deus, por quê? POR QUÊ??!!” Bom, primeiro, porque  inevitavelmente essa categoria de funcionário sempre existirá. Segundo, porque,  afinal, é seu trabalho como gerente lidarcom os mais diferentes tipos de  bombas-relógios. E pode ter certeza de uma coisa: se não lidar com o problema,  isso só vai piorar a situação. Vai por mim.
Aí, você pode perguntar: “Mas por que funcionários difíceis são assim?”.
Diria que simplesmente porque esse é um comportamento que, para eles, têm  funcionado ao longo do tempo. Talvez não conheçam outra forma de agir, ou talvez  escolhamessa forma de proceder porque consideram que será a mais efetiva. Mas  posso lhe garantir que você só terá êxito ao lidar com um funcionário difícil na  medida em que fizer com que esses comportamentos indesejáveis não sejam mais  efetivos para ele. Veja, de certa forma, é como lidar com crianças. Se, cada vez  que uma criança gritar, seus pais lhe derem um chocolate, o que a criança vai  fazerquando quiser um chocolate? Vai gritar, claro! O mesmo acontece com o  funcionário que explode quando alguém discorda dele. Quando faz isso, as pessoas  param de discordar dele, e aí ele pensa que venceu…
Na sequência, você questiona: “E como um gerente lida com funcionários  difíceis?”
Posso compartilhar um passo a passo que fui  aprimorando ao longo da minha carreira, com base em tentativa e erro,nos mais  diversos feedbacks e conselhos que recebi, tanto de colegas quanto de chefes e  mentores que tive, e numa série de livros e artigos que li. Pode não ser uma  fórmula que se encaixe no modo como você enxerga as coisas, mas certamente será  útil para refletir sobre o tema:
– Faça um diagnóstico
É importante, ao lidar com funcionários difíceis, agir com rapidez. Quase  sempre você teráde agir de imediato para neutralizar uma situação perigosa.  Entretanto, não se deixe levar pelas emoções, mas, sim, pense  antes de agir. Em outras palavras, se um funcionário vem trabalhar com uma arma,  você vai precisar agir com maior rapidez que quando alguém reclama de que outro  funcionário sempre assume o crédito pelo trabalho dele. Em cada caso, dedique o  devido tempo para avaliar asituação antes de agir. Você não vai querer piorar  as coisas, certo?
Faz parte do processo reconhecer que a maior parte dos funcionários pode ser “difícil” de tempos em tempos. Isso pode ser causado pelo excesso de estresse no  trabalho ou fora dele. Alguns funcionários são difíceis com mais frequência que  outros. E tenha em mente que nem sempre seus funcionários menos produtivos são  aqueles maisdifíceis. Portanto, invista um tempo para avaliar cada situação  pela singularidade do momento em que ocorre.
– Assegure-se de um dever de casa benfeito
Sempre aja sobre fatos. Não baseie suas ações em fofocas ou rumores. A pessoa  que espalha uma fofoca já é, por si só, um caso de funcionário difícil. Se você  não viu o comportamento inadequado com os próprios olhos, investigue  cuidadosamente.Pergunte às pessoas que estão deveras envolvidas. Colete todos  os fatos que puder antes de agir. E não utilize o fato de não ter visto o  comportamento inadequado como uma desculpa para postergar uma ação sobre a  questão. É importante agir prontamente.
Ah, e antes que eu me esqueça, assegure-se também de que você não faz parte  do problema. Vai ser muito mais complicado permanecer calmo eimparcial ao  confrontar o comportamento difícil, se você for parcialmente responsável. Se for  esse o caso, certifique-se de estar consciente de seu papel na questão, ao menos  para si mesmo.
– Elabore um plano
Você é um gerente. Sabe o valor do planejamento, e essa situação não é  diferente. É necessário planejar o momento do confronto. Você precisa escolher  um local quieto e privado, onde não...
tracking img