Gestor temperamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução à

Plano de Cargos e Salários

Maria Carolina Linhares
Paula Galvão de Barba
Autoras do blog Mundo RH e sócias da Kombo

©2009 Kombo - Todos os direitos reservados

O que é um plano de cargos e salários
O plano de Cargos e Salários é um conjunto de regras que estipulam como os colaboradores podem progredir na empresa com relação ao seu salário. Quando uma empresa tem um plano deCargos e Salários implantado, existe uma planilha como o exemplo abaixo:

Esta planilha determina que todo novo colaborador deve ser admitido com o salário do primeiro nível e que poderá subir para os outros níveis de acordo com as devidas regras. Algumas empresas, por exemplo, determinam avaliações anuais de competências que, caso o colaborador tire mais que 80%, ele sobe um nível no plano.Introdução à Cargos e Salários | Maria Carolina Linhares e Paula Galvão de Barba
Visite o blog: http://mundorh.wordpress.com e o site www.kombo.com.br

Pág. 2

Objetivo
O plano de Cargos e Salários tem como objetivo deixar transparente para o colaborador as regras de ascensão e política salarial da empresa.

Assim, quando o colaborador entra na empresa, já sabe qual sua perspectiva de carreira epossibilidades na empresa.

Também fica claro para todos que não é ser amiguinho do chefe ou se dar bem com o dono da empresa que garantirá um bom salário.

As regras ficam claras para todos!

Introdução à Cargos e Salários | Maria Carolina Linhares e Paula Galvão de Barba
Visite o blog: http://mundorh.wordpress.com e o site www.kombo.com.br

Pág. 3

Decisão de implantar um plano de Cargos e Salários
Écrucial que os dirigentes e gerentes abracem a idéia.
Nenhum projeto vai para a frente sem o apoio dos líderes da empresa. Cargos e salários não é nenhuma exceção. Isto não significa simplesmente achar o plano “legal”, mas estar consciente de que novas contratações deverão obedecer o plano assim como aumentos para o quadro de pessoal atual. Assim como entender que apesar da implantação resulte emalgum aumento da folha atual, a repercussão dos resultados será colhida especialmente na atração e retenção de talentos.

Os setores de Recursos Humanos (RH) e de Departamento Pessoal (DP) também devem estar bem sensibilizados com a idéia, afinal, eles deverão ser os escudeiros da manutenção do projeto.

Dirigentes

RH

DP Pág. 4

Introdução à Cargos e Salários | Maria Carolina Linhares e Paula Galvãode Barba
Visite o blog: http://mundorh.wordpress.com e o site www.kombo.com.br

Utilizando uma metodologia
Algumas empresas criam uma planilha do nada, colocando aleatoriamente salários desejados de acordo com o que o dono da empresa pede. Mas, para que um plano tenha validade no mercado – ou seja, torne a empresa competitiva na atração e retenção de talentos – é necessário uma metodologia.Utilizar uma metodologia não significa sempre implantar altos salários. Profissionais da geração Y (nascidos nos anos 80) preferem entrar em empresas ganhando menos porém com uma possibilidade real de crescimento. Um plano de cargos e salários concretiza isto. Estas metodologias garantem que a empresa concentre os salários mais altos nos cargos mais importantes para o seu negócio, que se conheçaquanto o mercado está pagando e qual política de ascensão seria interessante.

Introdução à Cargos e Salários | Maria Carolina Linhares e Paula Galvão de Barba
Visite o blog: http://mundorh.wordpress.com e o site www.kombo.com.br

Pág. 5

Escolha da metodologia
As metodologias mais utilizadas são a de escalonamento e de pontos.

Escalonamento
• Fácil implementação • Empresas de qualquer tamanho •Flexibilidade na escolha dos salários • Metodologia fraca (pode não haver conexão com o salário de mercado, fica a critério de quem monta a planilha)

Pontos
• Implementação mais complexa • Empresas com mais de 30 cargos • Salários sugeridos por uma fórmula chamada tendência, flexibilidade limitada • Metodologia comprovada (existe real conexão da hierarquia dos cargos com salários de mercado)...
tracking img