Gestor pedagogico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestor escolar – O líder q transforma


Resumo

O presente artigo pretende analisar, mediante referencial teórico, a importância do gestor no contexto escolar e verificar a necessidade da liderança e do trabalho em equipe na escola atual, apontando os principais desafios encontrados pelo gestor no âmbito escolar. Para isso, será abordado o papel do gestor na área pedagógica e as dificuldadesencontradas por ele para um trabalho efetivo e desenvolvimento da escola.

Palavras-chave: Gestor; Escola; Liderança; Desafio; Mudança.



Abstract

This article aims to analyze, using the theoretical framework, the importance of the manager in the school context and verify the necessity of leadership and teamwork in school today, pointing out the major challenges faced by the manager inthe school. This will address the role of the manager in the pedagogical area and the difficulties encountered by him for effective work and school development.

Keywords: Manager, School, Leadership, Challenge, Change

























Introdução

A temática sobre o trabalho pedagógico nas escolas é um tema muito vasto nas escolas e nos dias atuaispassa por momentos transformações e redefinições de diversos conceitos.
Oliveira (2005) compreende o fato e explica que com o avanço da ciência e da industrialização foram necessárias grandes mudanças no contexto de organização e, consequentemente, novos modelos nos campos da administração e da educação. Assim, pode-se dizer que com o avanço industrial surgiram novas organizações e métodosadministrativos onde também neste caminho encontram-se ligações das teorias organizacionais com a administração escolar, visto que com o crescimento das indústrias houve crescimento na área escolar.
Mas foi a Constituição de 1988, que colocou em foco o tema Gestão Democrática, ou seja, mais participação da família e comunidade, seja para eleição do diretor, seja para o auxilio na tomada de decisões. Aelaboração do Plano Decenal de Educação (previsto para vigorar de 1992 a 2003) também trouxe a necessidade de uma proposta que segundo Oliveira (2003, p. 331) “apresentam como seu principal traço a tentativa de ‘modernização’ administrativa do aspecto público.” A Lei de Diretrizes e Bases (LDB), de 1996, trouxe a necessidade de cada escola preparar o próprio projeto pedagógico, com a participação detoda a comunidade escolar.
Essas mudanças fizeram com que o gestor mudasse sua postura na escola, não se resumindo mais em um apenas cumpridor de leis e regulamentos e transmissor de decisões a seus subordinados.
Portanto, as grandes e contínuas transformações passaram a exigir um novo modelo de escola e consequentemente, um novo perfil de dirigente, com formação e conhecimentosespecíficos para o cargo e a função de gestor. Dessa forma, a gestão democrática surge para fixar novas idéias e estabelecer na instituição uma orientação transformadora conforme sustenta a Constituição Federativa do Brasil em seu artigo 206, inciso VI e a LDB em seu artigo 14. (KHOURY, 2007).
De acordo com Penin & Vieira (2002) a escola sofre mudanças relacionando-se com os momentos históricos. “sempreque a sociedade defronta-se com mudanças significativas em suas bases sociais e tecnológicas, novas atribuições são exigidas à escola”. (p.13). Assim, o papel da escola deve estar de acordo com os interesses da sociedade atual, ou seja, a escola precisa assumir as características de uma instituição que atenda às exigências geradas por esses fatores. Sendo assim, a gestão da escola precisa seempenhar para reestruturar a escola, pois a aprendizagem agora ocupa toda a vida das pessoas, além da escola, adquirem-se conhecimentos em diversos espaços, no familiar, no social e no virtual.
Rocha (2003) diz que o gestor escolar deve desempenhar várias funções atendendo à demanda de diversos setores que dependem do seu trabalho, de sua criatividade e do seu bom relacionamento.
Essa é uma...
tracking img