Gesto da sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão da Sustentabilidade


Ainda é muito cedo para cidadãos comuns, preocupados com os problemas ambientais em nível global, terem a convicção de que definitivamente a humanidade está começando um período de maior consciência no tocante ao uso dos recursos naturais. A idéia de que o homem é o senhor da natureza e para com ela tudo pode, calçado no antropocentrismo, está levando oplaneta ao caos. Por conta de um processo industrialista predador, em desenvolvimento a partir dos dois últimos séculos, tal equilíbrio está sendo colocado em xeque, de modo que a complexa cadeia está prestes a romper-se. Desde o início do processo de industrialização, a população mundial cresceu, ampliando de forma significativa o consumo dos recursos naturais. Somente o processo produtivo, com basena exploração da natureza, cresceu mais vezes, num salto que fez agravar a situação de ameaça planetária, trazendo à tona a emergência da necessidade de uma forma alternativa de relação do homem com a sua casa, a terra.

A falta de um uma política global efetiva que aponte para um novo caminho é um fato trágico. A ONU poderia ser o órgão a estabelecer ou criar instâncias de gerenciamentopara os problemas ambientais do planeta, mas não vem exercendo esse papel. E ela, a ONU, detentora de projetos voltados aos grandes problemas globais como os climas, o desflorestamento, a contaminação do ar, dos solos e das águas, as epidemias, os problemas dos jovens, dos idosos, as migrações, entre outros. Mas, regida pelo velho paradigma das nações que se fortaleceram sob o imperialismo, nãoavança no sentido de buscar solução concreta às contradições que assolam a terra. O exemplo mais flagrante desta situação é o desrespeito demonstrado por algumas nações com o descumprimento das resoluções de Kyoto, como os Estados Unidos da América, que não pretendem mudar suas sistemáticas de desenvolvimento econômico, em detrimento de uma política econômica sustentável.

Os problemasambientais, talvez os mais sérios vividos pela humanidade, porque neles também estão embutidas a fome e a situação de miserabilidade de milhões de indivíduos do mundo, entretanto, parecem estar suscitando fortes sinais de resistência aos velhos paradigmas, com o surgimento de uma corrente como indicadora de uma nova consciência. Há maior preocupação com as questões ambientais, sobretudo a partir de focossignificativos de cidadania, tendo como importantes atores as ONGs ligadas ao ambientalismo e demais segmentos sociais, que fazem pressão pela criação de mecanismos legais com o objetivo de promover efetivamente a proteção ambiental. Já é de conhecimento de muitas pessoas que, à medida que se reduz a capacidade de renovação dos recursos naturais, em que se polui o ar, em que se contamina a águados rios, em que se destrói florestas e a biodiversidade, caminha-se para a exaustão da vida

Com isso, nos dias atuais, muitas das decisões de âmbito empresarial precisam levar em conta os aspectos socioambientais. Concomitantemente, outros setores sociais constituíram-se em novos agentes dentro deste processo, defendendo preocupações relacionadas à ecologia, à defesa do consumidor, degrupos minoritários, de qualidade dos produtos, entre outros aspectos. Essa articulação cidadã acaba sendo a força estimuladora para que também as organizações incorporem em seus procedimentos administrativos e operacionais os mesmo valores que apontam para os caminhos de sustentabilidade.




Sustentabilidade, termo que tem adquirido uma importância sem precedentes e já faz parte da rotina deinúmeras empresas. Esse conceito está na boca dos empresários, registrado em inúmeras propagandas dos mais diversos produtos, sempre levando em consideração o uso racional dos recursos naturais. As ações de sustentabilidade e preservação ambiental têm conquistado cada vez mais espaço nas estratégias de negócios e são responsáveis pela sobrevivência de grandes, médias e micro empresas no mercado....
tracking img