Gestaopessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE PESSOAS E CULTURA DE SEGURANÇA

Iran Leandro Nunes[1]


RESUMO

Este artigo trás um apanhado das questões organizacionais na atualidade como o gerenciamento de colaboradores aliada a psicologia que, envolvida com as questões de segurança para a fixação de uma consciência prevencionista em todos os níveis da organização.

PLAVRAS-CHAVE: Gerenciamento de colaboradores.Psicologia. Segurança. Consciência Prevencionista.


1 INTRODUÇÃO

Na atualidade, nós seres humanos vivemos constantemente desafios em busca de atingir objetivos pessoais e individuais. As Organizações por sua vez, buscam objetivos globais e estratégicos. Para algumas empresas, somos simples ferramentas de transformação, para outras, somos a chave do seu sucesso. De acordo com Lima (2011, p.01), nas organizações de sucesso, o ser humano é visto no como a única verdadeira vantagem competitiva sustentável. Por este motivo, somos o foco principal nas relações humanas no trabalho. Para Chiavenato (2011, apud LIMA p.08), “As organizações bem-sucedidas são aquelas que sabem conquistar e motivar os funcionários para que eles aprendam e apliquem seus conhecimentos para resolver os problemas nabusca de inovações rumo a excelência”.
Para que sejamos o foco, somos selecionados e avaliados por instrumentos da Psicologia Organizacional, onde busca-se conhecer e lidar com valores, crenças, tabus, normas e uma gama variada de processos. Com o dinamismo dos acontecimentos, ocorreram grandes modificações no trabalho. Assim, para Santos (2010, p. 61), as mudanças organizacionais,decorrentes da acumulação flexível, geraram diversas modificações nas relações de trabalho e na perspectiva do trabalho para o indivíduo na contemporaneidade. Ou seja começou-se compreender que as organizações formam um conjugado de culturas, − um conjunto de pessoas com objetivos e uma forma específica de pensar e agir.
Assim sendo, a Psicologia tem o objetivo de compreender o clima e acultura da organização, quando a mesma necessita de mudanças. Já na cultura de segurança, toda a organização é responsável por este clima e a prioridade é identificar comportamentos e condições que venham prejudicar a integridade dos empregados. No entanto, o gerenciamento dos colaboradores para a cultura de segurança deve estar voltada para a concepção de uma consciência prevencionista em todos osníveis da organização (MELO, et al, 2000, p. 02).


2 DESENVOLVIMENTO


2.1 Gestão de Pessoas

É uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.
A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento edesenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoa é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais
Na era do Conhecimento, o treinamento é apresentado como o mais importante fator crítico desucesso. Para que isso ocorra é necessário formular e coordenar um plano de capacitação anual destinado ao desenvolvimento dos colaboradores. É preciso também desenvolver ações com o objetivo de formar gerentes com postura participativa, com capacidade de estimular e orientar o desempenho dos colaboradores, possuir mecanismos para avaliar o nível de satisfação do funcionário e os indicadoresorganizacionais, bem como possuir ações para identificar, analisar e solucionar problemas.

2.2 Psicologia

Dentro da visão Humanista, é definido como uma atividade que corresponde ao artificialismo da existência humana. A definição do Dicionário Aurélio o coloca como “atividade coordenada de caráter físico e/ou intelectual necessária para a realização de qualquer tarefa, serviço ou...
tracking img