Gestaodeprecosnovarejo94734

6459 palavras 26 páginas
Giuliani

www.giulianimarketing.pro.br

MARKETING

Gestão de preços no varejo
Antonio Carlos Copatto
Marcelo Roberto Arantes Boaventura
Antonio Carlos Giuliani

Introdução
Numa época em que a maioria das empresas sofre uma queda real em seus lucros e margens de lucro, chegou a hora de começarem a prestar atenção em uma das estratégias comerciais mais cruciais e mais comuns: conciliar estratégias de marketing e finanças.
Conhecer e examinar sistematicamente os ambientes dos consumidores e dos concorrentes, identificarem mudanças ambientais significativas, rastrear tendências e descobrir oportunidades, faz parte dos primeiros passos a serem dados para a construção das estratégias de marketing de uma organização que pretenda atuar de forma competitiva no mercado e que garanta sua rentabilidade. É comum verificar, entre as áreas de finanças e marketing, dentro das empresas, certo conflito, pois, enquanto as finanças procuram garantir o patrimônio e a liquidez da empresa, o marketing procura alavancar os negócios.
Embora com funções diferentes, incompatíveis em um primeiro momento, devem e podem perfeitamente operar de forma sincronizada.
Para tanto, deve haver interação e afinidade nos objetivos finais e na missão da organização. Uma decisão financeira sobre um determinado investimento, seja ele o desenvolvimento de uma nova planta, a aquisição de um novo equipamento ou o lançamento de um novo produto, sempre levará em conta a taxa de retorno esperada em algum período futuro. Para se determinar a taxa de retorno de uma forma realista, é preciso saber quando haverá o desembolso, e reembolso, o retorno efetivo. Entretanto tais pontos não devem fazer parte do dia a dia de todos os executivos que participam da tomada de decisão de qualquer companhia e em qualquer escalão.
Cabe ao marketing, setor responsável pelo estímulo competitivo da empresa e por promover e apontar os caminhos para seu crescimento, com pontos norteando as suas estratégias e decisões, em consonância com

Relacionados