Gestao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Uni – ANHAGUERA Centro Universitário de Goiás
Curso: Tecnologia em Gestão Ambiental
Acadêmicos: Cleoni Ferraz, Fernanda F. Campos, Iria Maria e José Junior
Prof: Marisa Amaral


CAPIM GORDURA (Melinis Minutiflora P. Beauv.). UMA GRAMÍNEA EXOTICA QUE COMPROMETE A RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Cleoni Ferraz, Fernanda F. Campos, Iria Morais e José Junior[1]Marisa Amaral[2]


RESUMO

O capim-gordura provavelmente foi introduzido no território no século XIX, de forma acidental, por ocasião do gráfico intenso de escravos. O centro de origem dessa espécie é o continente africano e o território brasileiro é caracterizado como centro de desenvolvimento ou dispersão (Velho, 1975).
O Brasil abrange 200 milhões de hectares. Atualmente, apresença dessa espécie é bastante comum no Cerrado, especialmente nas áreas de unidades de conservação. No Distrito Federal ocorre no Parque Nacional de Brasília. Segundo o plano de manejo foram levantadas 631 espécies distribuídas por 370 gêneros e 98 famílias.
De acordo com Costa (2002), o capim-gordura está distribuído nas extensas estradas cobrindo cerca de 10% dos 30.000 hectares dessaunidade de conservação.
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a interferência do capim-gordura numa área em recuperação e seu crescimento indesejável poderia ser controlado pelo uso de queimada controlada.
O Parque Nacional de Brasília, criado pelo Decreto nº 241 de 29.11.61 possui uma área de aproximadamente 30.000 hectares e o clima regional caracterizado por verões chuvosos einvernos secos (Codeplan, 1971).
Foram utilizadas fotografias das áreas de 1971 e de 1991. Percebendo que a vegetação é baixa e em algumas áreas esta desativada em virtude da exploração minera, fazendo do solo totalmente desprotegido.
O experimento foi introduzido ao acaso, distribuindo no solo adubos e calcário+dolomitico = carbonato de cálcio e magnésio. Foram lançados um ‘coquetelde sementes’ nativas do cerrado e após o término do tratamento, o mesmo foi avaliado de forma satisfatória, queimando no final da seca.
O capim-gordura teve uma expansão significativa em áreas montanhosas, caracterizadas por grande quantidade e acidez, alumínio e fósforo. Visto então, que a maior restrição ao desenvolvimento do capim-gordura é a falta de fósforo, potássio e nitrogênio quelimita o seu desenvolvimento inicial.
O capim-gordura é capaz de se expandir com grande velocidade, devido a formação de uma densa camada de folhas que compete com as demais espécies rasteiras, diminuindo a biodiversidade na área estudada.
A temática invasão biológica começou a ser trabalhada no Brasil recentemente, contudo o invasor Melinis Minutíflora vem atuando em solosbrasileiros desse período colonial. Atualmente é possível ver essa gramínea em grande parte das Unidades de Conservação. Essa gramínea é altamente agressiva, dificultando que outras gramíneas nativas do Cerrado se desenvolvam.
O fogo como instrumento de manejo para o fim do capim-gordura não foi eficaz.
Para efetiva preservação da vegetação nativa torna-se fundamental a elaboração de umprograma de monitoramento e controle/erradicação de todas as espécies exóticas encontradas nas Unidades.


REFERÊNCIAs BIBLIOGRÁFICAs

BARBOSA, J.M. et al. Gramíneas pioneiras ocorrentes em áreas degradadas da Serra do Mar:
produção de sementes, germinação e capacidade de ocupação das espécies. Ecossistemas, v. 15: p. 65-73, 1990.

BARUCH, Z.; LUDLOW, M.M.; DAVIS, R. Photosynthetic responses ofnative and introduced C4 grasses from Venezuela savannas. O ecologia. v.67, p.388-393, 1985.

CARMONA, R.; MARTINS, C.R.; FÁVERO, A.P. Fatores que afetam a germinação de sementes de gramíneas nativas do cerrado. Revista Brasileira de Sementes, v.20, n.1, p.16-22,1998.

CARMONA, R.; MARTINS, C.R.; FÁVERO, A.P. Características de sementes de gramíneas nativas do cerrado. Pesquisa Agropecuária...
tracking img