Gestao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A atuação dos gestores avalia-se, geralmente, por padrões de eficiência e eficácia e, nesse sentido, necessitam de possuir diferentes tipos de aptidões. Que aptidões são essas? Caracterize-as. Relacione as aptidões dos gestores com os diferentes níveis de gestão numa organização.
Re: as aptidões que um Gestor deve possuir são as aptidões técnicas, conceptuais e de relações humanas.
Asaptidões conceptuais caracterizam-se pela Capacidade para apreender ideias gerais abstratas e aplicá-las em situações concretas, Engloba a capacidade para ver a organização como um todo e a Capacidade para compreender a complementaridade das várias funções da organização, de compreender como a empresa se relaciona com o seu ambiente e de compreender como uma alteração numa parte da organização podeafetar a outra parte (organismos social).
A aptidão técnica está relacionada com o trabalho, com os Conhecimentos e experiencias em engenharia, contabilidade e marketing são exemplos destes tipo de capacidade, ou seja, a Capacidade para utilizar os conhecimentos, as técnicas e recursos específicos no desempenho do trabalho.
A aptidão relações humanas Engloba as características relacionadas com ascapacidades de comunicar, trabalhar e entender as atitudes e os comportamentos dos indivíduos, engloba também, a Capacidade para compreender, motivar e obter a adesão das outras pessoas.
Estas três aptidões são necessárias para um desempenho eficaz da gestão, independentemente do nível do gestor na hierarquia da organização, A combinação de aptidões varia dependendo do nível do gestor nahierarquia da organização. A aptidão de relações humanas é crucial nos níveis de gestão mais baixos, a aptidão conceptual Aumenta à medida que se avança na gestão, É mais critica para os gestores de topo, a aptidão técnica é exigida em todos os níveis da gestão mas é mais critica para a eficácia dos gestores intermédios.
2. Uma organização nunca constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismosocial vivo e sujeito a mudanças. Um sistema em constante inter relacionamento com o meio exterior, com capacidade de adaptação interna. Com base na matéria leccionada, comente a afirmação.
Re:A organização atua num meio, e a sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio. Para tal a organização deve ser estruturada e dinamizada em função das condições ecircunstâncias que caracterizam o meio em que ela opera. Dentro de uma abordagem mais ampla, as organizações são unidades sociais (ou agrupamentos humanos), intencionalmente construídas e reconstruídas, a fim de atingir objetivos específicos. Isto significa que as organizações são propositada e planejadamente construídas e elaboradas, ou, reestruturadas e redefinidas, na medida em que os objetivossão atingidos ou na medida em que se descobrem meios melhores para atingi-los com menor custo e menor esforço.
3. Com base nas teorias de gestão estudadas, apresente os principais contributos da teoria da burocracia, das relações humanas e da contingência para a evolução do pensamento em gestão.
Re: Os principais contributos da teoria da burocracia foram que Nem todas as organizações burocráticassão ineficientes e sem utilidade, Efectivamente, a gestão burocrática é largamente utilizada e com resultados satisfatórios, Esta abordagem é mais adequada quando é preciso processar grandes quantidades de informação padronizada e se conhecem as necessidades dos clientes e não se prevê que elas mudem com muita frequência, a tecnologia é rotineira e estável, o que permite que os trabalhadores sejamfácil e rapidamente ensinados a operar com tais equipamentos, a organização tem de coordenar as actividades de numerosos trabalhadores de maneira a poder produzir um bem ou prestar um serviço estandardizado ao cliente.
A teoria das relaçoes humanas diz que O ser humano é, sobretudo, um homo socius, onde o dinheiro é um factor de menor importância na determinação da produtividade, quando...
tracking img