Gestao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA



ADRIANA DE PAULA TEIXEIRA-RU 654598

LUANA

MARIA VERÔNICA DOS SANTOS COUTINHO-RU 646367

SÍLVIO APARECIDO BATISTA DOS SANTOS-RU 667845













RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL –CONTEXTOS EDUCATIVOS








CACULÉ-BA

2012













1.INTRODUÇÃO





Com base nos estudos desta unidade temática Gestão Educacional, tivemos aoportunidade de conhecer os contextos educacionais não formais e entender os contextos escolares como Educação formal e os não escolares como educação não formal. Permitindo-nos assim entrar na realidade dos contextos educacionais não formais, descobrindo todo seu modo particular de desenvolver uma educação que conscientiza e forma cidadãos, e descobrir a peculiaridade de cada ambiente não escolar esaber como utilizá-las em favor da formação dos alunos ali inseridos.
Temos como objetivo ampliar nosso conhecimento e nos tornar mais experientes em toda área educacional onde poderemos atuar com a pedagogia. Tornando-nos profissionais competentes e atualizados e comprometidos com uma educação integradora.
Nossa justificativa, é que para ser um profissional que valorize sua profissão devemos estáformados e informados nos comprometendo sempre exercer nossa função com dignidade e empenhando para que nossa futura docência seja exemplar.
Conhecer e entender a educação não formal sendo aquela que o educador é o outro, que educa para a cidadania, para justiça social etc.
Para realização deste trabalho, utilizamos a pesquisa de campo, slides disponíveis no AVA, pesquisas na internet, livroContextos Educacionais por uma educação integral e integradora de saberes, anotações e entrevista com professores que desenvolvem atividades em contextos educativos não formais para verificação do trabalho Contextos Educativos.

Iniciarei o presente relatório desenvolvendo um texto tendo como baseado nas questões abordadas sobre Contextos Educacionais por uma educação integral e integradora de saberes deAna Maria Petraitis Libilik,Rosa Artini Petraitis e Laima Irene Liblik.

Em seguida apresentarei os dados coletados, começando com a caracterização do espaço não formal visitado, logo após um texto sintetizando os dados da entrevista com os profissionais colaboradores atuantes no ambiente não formal o qual visitamos, faremos uma reflexão crítica dos resultados obtidos na pesquisa, e finalmentefaremos uma avaliação os benefícios que a pesquisa feita nos proporcionou como futuros docentes. Permitindo assim elevar nossos conhecimentos e experiências.





Comunidade, anotações e, entrevista com professores para verificação do trabalho e relação comunidade escola.





2.DESENVOLVIMENTO

A evolução da educação e seu significado em diferentes contextos



Desde quando nascemos recebemos osprimeiros ensinamentos pelos nossos pais. Desde o ato de sentar até caminhar, das primeiras palavras pronunciadas, dos valores éticos, morais e assim mais tarde fora de casa, com a comunidade, com a escola, com amigos entre outros.

Todas essas pessoas vivem cada uma a sua realidade ( cultura, etnia, raça, crença, etc. ) e com base nela passa-se os conhecimentos adquiridos. Isso são contextos ondea circunstância em que se produz a mensagem que se deseja transmitir.

Educar nada mais é do que o processo de ensinar e ao mesmo tempo aprender.

Portanto CONTEXTOS EDUCATIVOS significa educação em lugares diferentes, de acordo a realidade vivida no determinado local, em um dado tempo, etnia, raça, crença, etc.

As vezes as pessoas pensam que a escola é o único lugar onde obrigatoriamenteeducam-se pessoas e na verdade não. A escola é apenas, parte do contexto que envolve a educação, educação esta formal. A comunidade, a igreja, convívio com a família é o processo educativo de educação informal, ou seja ocorre de forma espontânea, sem seguir uma diretriz ou um objetivo específico.

A educação fora dos âmbitos escolares é dada como não-formal, porém ela exige que se chegue a um objetivo...
tracking img