Gestao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PEPS
Este critério, também conhecido como FIFO (first-in, first-out) apura que os primeiros artigos que entrarem no estoque, vão ser aqueles que vão sair em primeiro lugar, deste modo o custo da matéria-prima deve ser considerado pelo valor de compra desses primeiros artigos (Ferreira, 2007, p. 33).
Nesta maneira de agir, o estoque apresenta uma relação bastante expressiva com o custo dereposição, sendo esse estoque representado pelos preços pagos recentemente. Obviamente, adoptar este método, faz com que o efeito da oscilação dos preços sobre os resultados seja expressivo, as saídas são confrontadas com os custos mais antigos, sendo esta uma das principais razões pelas quais alguns se mostram contrários a este método.
Vantagens do método
As vantagens de utilização deste método, são(Ferreira, 2007, p. 34):
* O movimento estabelecido para os materiais, de forma ordenada e contínua, simboliza uma condição necessária para um perfeito controle dos materiais, principalmente quando eles estão sujeitos a mudança de qualidade, decomposição, deterioração, etc.;
* O resultado conseguido reflecte o custo real dos artigos específicos utilizados nas saídas;
* Os artigosutilizados são retirados do estoque e a baixa dos mesmos é dada de uma maneira sistemática e lógica.
UEPS
Este critério, também conhecido como LIFO (last-in first-out) é um método de avaliar estoque bastante discutido. O custo do estoque é obtido como se as unidades mais recentes adicionadas ao estoque (últimas a entrar) fossem as primeiras unidades vendidas (saídas) (primeiro a sair). Pressupõe-se,deste modo, que o estoque final consiste nas unidades mais antigas e é avaliado ao custo das mesmas. Segue-se que, de acordo com o método UEPS, o custo dos artigos vendidos (saídas) tende a se reflectir no custo dos artigos comprados mais recentemente (comprados ou produzidos). Também permite reduzir os lucros líquidos expostos (Ferreira, 2007, p. 35).
Por serem debitadas contra a receita oscustos mais recentes de compras, e não o custo total de reposição de todos os artigos utilizados, a aplicação deste método não obtém a realização doobjectivo básico (Ferreira, 2007, p. 35). Esse método não é tão utilizado nas empresas, pois dependendo do ramo de atuação, a empresa poderá ter sérios prejuízos, por exemplo: Vendo produtos perecíveis, estes possuem válidades, caso venda os produtos quechegaram por último, se algum dia chegar a tentar vender aqueles que foram adquiridos primeiramente, provavelmente os mesmos já estarão vencidos.
Vantagens do método
As vantagens de utilização deste método, são (Ferreira, 2007, p. 35):
* Procura determinar se a empresa apurou ou não de forma correcta os seus custos correntes, face à sua receita corrente. De acordo com o este método, o estoqueé avaliado em termos do nível de preço da época em que o UEPS foi introduzido.
* É uma forma de se custear os artigos consumidos de uma maneira realista e sistemática;
* Numa temporada de alta de preços, os preços maiores das compras mais recentes, são ajustados mais rapidamente às produções, reduzindo o lucro;
* O método tende a minimizar os lucros das operações, nas indústriassujeitas a oscilações de preços.
-------------------------------------------------
Custo médio
Em economia, o custo médio ou custo unitário é igual ao custo total dividido pelo número de bens produzidos (a quantidade de saída, Q). Também é igual à soma da média dos custos variáveis ​​(custos variáveis ​​totais divididos por Q) mais os custos fixos médios (total dos custos fixos dividido por Q). Custosmédios podem ser dependentes do tempo considerado oscilações na produção no curto prazo, por exemplo. Os custos médios afetam a curva de oferta e são um componente fundamental na definição da oferta e da demanda.
A equação de custo médio será então:

-------------------------------------------------
Custo médio em curto prazo
No curto prazo, o custo médio é diferente do preço, e depende...
tracking img