Gestao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
Prof.ª MARIA DE LOURDES BRITO

MÉTODOS DE REMUNERAÇÃO

Nas últimas décadas as empresas passaram a perceber que os programas tradicionais de remuneração foram suplantados por novas estruturas, estratégias e processos de trabalho. Muitas empresas passaram, então a procurar soluções de remuneração mais compatíveis com a nova ênfase em valores como qualidade,serviço ao cliente, trabalho em equipe e produtividade. Nem todas as experiências foram bem sucedidas. O desafio , no entanto, é evidente. Por isso é que novas medidas têm sido propostas, com vista em tornar as políticas salariais das empresas mais coerentes com os princípios da administração moderna.


REMUNERAÇÃO FIXA

A remuneração fixa ainda predomina na maior parte das organizações.Ela privilegia a homogeneização e padronização dos salários, facilita a obtenção de equilíbrio interno e externo dos salários, permite o controle centralizado por um órgão de administração salarial, proporciona uma base lógica para a distribuição dos salários e focaliza a atividade cotidiana e rotineira das pessoas em função do tempo que elas estão à disposição da organização. Contudo, aremuneração fixa e estável não consegue motivar as pessoas. Em uma era de competitividade, a remuneração fixa tornou-se insuficiente para motivar e incentivar as pessoas, obter um comportamento proativo, empreendedor e eficaz na busca de metas e resultados excelentes. Daí a adoção de novos modelos de remuneração, como a remuneração variável e por competência.

PRÓS DA REMUNERAÇÃO FIXA

* Facilita oequilíbrio interno (coerência dos salários dentro da organização) e o equilíbrio externo (coerência dos salários da organização com os do mercado)
* Homogeniza a padroniza os salários dentro da organização
* Facilita a administração dos salários e o seu controle centralizado
* Permite uma base lógica e racional para a distribuição dos salários
* Focaliza a execução das tarefas e abusca da eficiência
* Afeta diretamente os custos fixos da organização

CONTRAS DA REMUNERAÇÃO FIXA

* Não apresenta motivação intrínseca
* Não incentiva o espírito empreendedor nem a aceitação de riscos e responsabilidades
* Funciona como elemento de conservação da rotina e do status quo (origem)
* Remunera as pessoas em função do tempo disponibilizado e não pelo desempenho oupelo alcance de metas ou resultados.

REMUNERAÇÃO VARIÁVEL

A remuneração variável pode ser classificada de diferentes formas. Normalmente, é utilizado o foco da distribuição. Nessa forma, a remuneração variável pode ser:

1. Participação nas vendas – nesse caso, a remuneração pode ser apresentada na forma de comissão sobre as vendas de um produto ou serviço ou na forma de prêmiosobtidos por resultados em campanhas de venda
2. Participação nos resultados – nesse caso, a remuneração é função do alcance de metas previamente negociadas entre a empresa e os trabalhadores. Essas metas traduzem um ganho operacional para a empresa, quer na forma de maior produtividade, quer na forma de maior flexibilidade no uso da capacidade instalada, quer na velocidade de resposta às exigênciasdo mercado, etc. Normalmente, nesse caso são estabelecidos a priori os indicadores de alcance das metas e forma de mensuração.
3. Participação nos lucros – nesse caso, a remuneração é uma fração do lucro obtido pela empresa. Normalmente, o lucro distribuído é uma fração do lucro que excede a remuneração mínima exigida pelos acionistas. Também nesse caso, o montante do lucro a ser distribuído éestabelecido previamente entre os acionistas e os trabalhadores.
4. Participação acionista – nesse caso, a remuneração é a distribuição de ações da empresa em função de resultados obtidos em determinado período. Esse tipo de remuneração visa comprometer as pessoas com resultados de longo prazo, partindo-se do pressuposto de que a empresa, ao se desenvolver, terá o valor de suas ações...
tracking img