Gestao e analise financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O ADMINISTRADOR BEM SUCEDIDO TEM DE SER UM LIDER

No âmbito da disciplina de Gestão e Análise Financeira foi proposto um breve desenvolvimento ao tema em epígrafe, nesse sentido apresenta-se a abordagem ao mesmo de acordo com os capítulos propostos.

LIDERANÇA E CASOS DE LIDERANÇA NA VIDA DA EMPRESA

A liderança é um dos assuntos mais abordados no mundo económico relativamente à gestão dasempresas. Durante muitos anos, a liderança foi estudada e entendida como um traço de personalidade, isto é, dependendo exclusivamente das características pessoais e inatas do sujeito. Actualmente, percebe-se que uma atitude de liderança depende da aprendizagem social do indivíduo e, por isso mesmo, pode ser desenvolvida e aperfeiçoada. Neste sentido, a liderança é importante para os gestores dequalquer empresa devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia de um grupo e de uma organização. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso das organizações, não sendo identificada como uma tarefa simples de desenvolver. Pelo contrário, a liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é evolutiva e dinâmica, dotada decolaboradores dos mais diferentes tipos e, a todos eles, ter-se-lhes-á de passar, chegar e instruir igual mensagem, tornando-se, como próprios, os objectivos que as organizações se propõem e se atribuem. As organizações neste sentido organizam-se a elas próprias e se o mundo tem de aprender a gerir-se melhor, então muito mais colaboradores dentro das organizações terão de desempenhar o papel de líder,ou seja, pressupondo-se também a desenvolver competências comunicativas, construtivas e eventualmente realizáveis.
As empresas vêem-se assim obrigadas a elevar o paradigma da gestão, tornando-as mais preparadas, com maior capacidade de liderança, responsabilizando os gestores pelo cumprimento dos objectivos estratégicos previamente definidos, assim como os respectivos colaboradores. Por exemplo,o estabelecimento de objectivos estratégicos anuais e plurianuais, a assinatura das cartas de missão e a definição dos níveis de desempenho, de rentabilidade e de retribuição, para além de estabelecerem um quadro de referência, têm também um efeito directo claro na gestão das empresas e na capacidade de actuação. Mas, para que tudo isto seja possível, é preciso saber liderar. A liderança é uminstrumento de gestão, sendo provavelmente um dos mais importantes instrumentos de gestão para este século.
Desde logo, porque a massificação das tecnologias ao serviço das empresas, a generalização de conceitos e competências empresariais e o aumento da competitividade derivado da globalização tornam evidente a importância crescente do factor humano e da sua condução dentro das organizações.
Assim,importa liderar, mas liderar bem, com qualidade e ambição, criando equipas de gestão fortes e motivadas, focadas nos objectivos, no respeito pelos valores e pela cultura organizacional, certamente, mas com elevada capacidade de resposta aos desafios, projectos e situações.
SUCESSO BASEADO NA LIDERANÇA
Existe um largo consenso sobre a importância da liderança para as empresas e as organizaçõesem geral. No entanto, o atributo da liderança não é uma garantia de sucesso. Os líderes são eficazes numas situações e períodos e ineficazes noutros, podendo conduzir as organizações tanto a resultados excelentes, como desastrosos. Adicionalmente, muitos dos esforços de desenvolvimento de liderança têm tido parcos resultados.
 
Mais do que questionar ou debater a importância do conceito deliderança, o grande desafio consiste em tornar os esforços de desenvolvimento de liderança mais operacionais e eficazes.

Num mundo cada vez mais complexo, incerto e turbulento as empresas têm de basear-se mais em sistemas de liderança que atraiam, desenvolvam e retenham talentos que actuem como líderes em cascata e com autonomia de decisão, do que em apenas nos líderes no topo da cadeia de decisão....
tracking img