Gestao risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão |

Simulação de Gestão de Carteiras
Investir em Activos Financeiros na plataforma da IGMARKETS



Gestão de Carteira e de Risco
Mestrado Finanças Empresariais
Julho de 2012

Discentes
Aluno | Curso Número |
Diego PintoLopes | MFE 2111115 |
Joana Isabel Rodrigues Frias | MFE 2111406 |
Aniximandra Alvarengue | MFE |

Leiria, sexta-feira, 13 de Julho de 2012
Índice

INTRODUÇÃO 3
1 - Qual estratégia estabelecer? Erro! Marcador não definido.
2 - Objectivos 5
ACÇÕES Erro! Marcador não definido.
CDF SOBRE ACÇÕES 7
FACEBOOK (IPO) 7
Que CDF sobre acções investir? Erro! Marcador não definido.Outras Acções 8
Risco 10
FOREX 11
Desvalorização do euro 11
Calendário económico 11
Risco 13
INDICES 14
Risco 16
Índices – Estratégia alternativa 17
COMMODITIES 21
Custos de Transacções 27
Imposto 27






INTRODUÇÃO

A bolsa de valores é um dos motores dinamizadores de uma economia, e facilmente compreendemos que as maiores economias mundiais detém as maioresbolsas de valores, com maior volatilidade e menos propicio à manipulação devido ao seu volume. A gestão de uma carteira e a gestão do risco inerente ao investimento em activos financeiros é considerado uma excelente oportunidade de investimento. Pois para além de ser um mercado com grande liquidez, permite também ao investidor a decisão de entrar no mercado e investir em qualquer produto financeiro,com baixo capital, e obter potenciais rendibilidades. Todavia é necessário a adopção de boas práticas, estratégias, politicas e metodologias para permitir reduzir o risco e aumentar a rendibilidade.
Na bolsa de valores é fundamental ter em conta dois factores a gestão monetária, e o sucesso das operações efectuadas, na medida em que nada serve ter uma boa gestão monetária se as operaçõesefectuadas obtiveram insucesso, o contrário também se verifica, nada serve ter sucesso nas operações se não definir nenhuma gestão monetária. Também é importante definirmos de que forma nos vamos posicionar no mercado como especulador, a curto prazo, consegue ter uma rendibilidade satisfatória com baixo capital e com o privilégio de ter liquidez a qualquer momento, ou como um investidor, a longo prazo,pode ter uma rendibilidade superior a qualquer outro investimento do mesmo risco, pelo que poderá ser uma boa alternativa de investimento.
O objectivo do trabalho é desenvolver a capacidade de gerir uma carteira, de modo a garantir um investimento com rendibilidade satisfatória e de risco reduzido, para isso, é fundamental garantir o sucesso do maior número de operações. Para isso foi concedidoatravés da cadeira de gestão de carteiras e risco uma plataforma da IG Market que possibilitará investir cerca de 100,000 euros nos mais diversos produtos financeiros. Devido ao investimento na plataforma ser a curto prazo, é difícil garantir grande fiabilidade das operações, e criar investimentos de longo prazo. Contudo iremos adoptar algumas estratégias que poderão ser válidas para qualquerinvestidor.
Não existem carteiras ideais, e cada investidor deve decidir qual a melhor forma de gerir a sua carteira e qual o risco que pretende correr, tendo sempre em conta que esse mesmo risco depende de diversos factores, como a personalidade de cada individuo, a idade, ou da experiência, que definirá uma carteira com activos financeiros de maior ou menor risco.

Motivação e Estratégia

Aestratégia deve ser definida pelo investidor ou especulador, portanto deve ser estruturado com o perfil de risco e com a determinação do seus objectivos, pelo que foi decidido investir em vários activos, com o objectivo de conhecer melhor os diversos produtos financeiros. Sabemos que ao optar por este tipo de estratégia acabamos por correr elevados riscos, porque ao investir nos diversos produtos...
tracking img