Gestao recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 As mudanças na Gestão de Recursos Humanos

As empresas tiveram que se confrontar com esta nova realidade, as mudanças, mais complexa, conectada, tecnologicamente desenvolvida, tendo que inevitavelmente se adaptar a ela.

1.2 Algumas empresas sobreviveram, como por exemplo Nestlé, Unilever e Coca-Cola. Outras se reinventaram e souberam transformar-se, como a IBM. Outras surgiram com novascaracterísticas e modelos de funcionamento como a Microsoft, Nokia, Motorola e Wall Mart.

São nessas empresas que queremos nos aprofundar, ou seja, aquelas que mesmo frente a todo esse processo de mudança conseguiram se lançar no mercado, fazer sucesso e sobreviver até hoje. Vamos entender mais de perto quais são as características dessas organizações e qual impacto que isso traz para a gestãodas pessoas que trabalham nelas.

1.3 A substituição de grande parte do trabalho humano por máquinas automáticas e eletrônicas gerou uma mudança dramática nas profissões, fazendo com que muitas inclusive desaparecessem.

Hoje o trabalho é escasso. Vivemos em um mundo que está perdendo o conceito de emprego como relação duradoura entre empregado e empregador. Porém, a oportunidade de trabalhoestá aí para todos,entendido como a capacidade de criar algo, tangível ou intangível, fruto das subjetivas capacidades de cada ser humano e de receber bens ou dinheiro como compensação do trabalho exercido.

A globalização também é um fator importante a ser considerado na mudança das organizações.

2 A tecnologia de informação e o processo de globalização aproximaram as organizações entre si,reduziram as fronteiras institucionais e, conseqüentemente, geraram modelos organizacionais onde a hierarquia está dando lugar a uma “poliarquia”, ou seja, uma multiplicidade de sistemas hierárquicos interligados entre si e com responsabilidades e autoridades menos claras e definidas, fruto de centros de influência e

poderes diferentes dentro do mesmo sistema.

Qualquer que seja o trabalhodesenvolvido por uma pessoa, desde as tarefas mais simples às mais sofisticadas feitas por executivos de alto escalão, todos, na verdade, estão em busca de realização.

Relações com a tecnologia, com a cultura e identidade daquela instituição, relações com outras pessoas.

Uma organização adota modelos e desenhos organizacionais gradualmente mais complexos, de acordo com o tipo de sistema derelações que ela instaura.

3 O papel fundamental de um Gestor de RH deve ser o de orquestrar as pessoas e os processos da empresa, promovendo sua sucessiva integração.

Ele deve demonstrar um caminho de integração paciente e contínuo, onde a inteligência emocional e racional devem se misturar para não perder energias e capacidades preciosas da organização, conseguindo adesão de todas as partes epessoas ao modelo proposto.

3.1 Em um ambiente cada vez mais complexo e de rápida mudança tecnológica, adaptabilidade,

capacidade de aprender e de rever constantemente a visão estratégica são fatores fundamentais para as áreas de RH de nossos tempos.

A área de RH tem hoje a chance de contribuir profundamente na geração de organizações melhores, seja do ponto de vista competitivo ou do ponto devista das pessoas que nelas trabalham. Por isso, é necessário que ela seja reconhecida como um “parceiro estratégico”. Um expert que saiba ler a complexidade organizacional e propor, após um atento e sistêmico diagnóstico, um plano de evolução que permita alavancar seu motor e atingir os objetivos estratégicos definidos.

A conquista deste espaço de parceiro estratégico representa hoje o maiordesafio para os profissionais da área de RH. É preciso ter uma profunda experiência organizacional, saber

construir uma estratégia relacionada a gestão de pessoas e ter adquirido a legitimidade de participar do debate de definição da estratégia de negócio por parte da liderança geral.

3.2 A área de RH é chamada pelos líderes transformadores de guia, a ser parceira estratégica nesta...
tracking img